Portal do Governo Brasileiro

  • A A A


  • Aluno do IFC Camboriú participa de classificatória para Olimpíada Internacional de Astronomia e Astronáutica


    astronomiaMiguel de Abreu de Oliveira é daqueles feras em astronomia. Pela segunda vez consecutiva, o aluno do curso técnico em Controle Ambiental do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú foi selecionado para participar das provas online para a etapa internacional da XIX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

    De acordo com o estudante, o incentivo recebido pelos docentes do campus foi essencial. “Os professores ajudaram muito para alcançar isso. Indiretamente todos contribuíram com uma pequena pecinha para o quebra-cabeça do conhecimento. As questões da Olimpíada são muito contextualizadas, você consegue aproveitar os conhecimentos do ensino fundamental e do ensino médio para resolver. A prova também ensina o aluno e ajuda a difundir a ciência, astronomia e astrofísica”, ressaltou.

    Único entre os estudantes camboriuenses classificados, Miguel já recebeu até uma medalha da Secretaria da Educação da cidade para parabenizar a conquista. Em todo o Estado de Santa Catarina, foram selecionados apenas 100 estudantes para participar da primeira classificatória para a olimpíada internacional. “Após a série de provas via internet, serão escolhidos os 300 melhores do país para realizar a prova presencial no Rio de Janeiro, ainda no primeiro trimestre”, destacou.

    Após a seletiva no Brasil, a última fase da Olimpíada internacional está programada para acontecer em dois lugares: na Tailândia e em algum país da América Latina, que ainda será definido.