• IFC realiza Audiências Públicas para debater os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

O Instituto Federal Catarinense (IFC), por meio das Pró-reitorias de Ensino (Proen), Extensão (Proex) e Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Propi), realiza entre os dias 25 de setembro e 01 de novembro de 2017 um total de 15 audiências públicas com o objetivo de ouvir a comunidade interna e externa em busca de opiniões que auxiliem na construção das diretrizes institucionais para os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFC.

A primeira fase da ação aconteceu com o I Seminário de Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio do IFC, realizado de 16 a 18 de agosto no IFC – Campus Camboriú, envolvendo coordenadores de cursos, diretores de Desenvolvimento Educacional (DDE/CGE), representantes do Núcleo Pedagógico dos campi e servidores ligados à dinâmica pedagógica dos cursos Técnicos Integrados.

As deliberações decorrentes do I Seminário foram levadas aos campi do IFC como forma de promover uma socialização das proposições aprovadas na plenária com a comunidade interna. Em seguida, foram coletadas informações que serão encaminhadas ao Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado que acontecerá de 19 a 21 de setembro. Confira em: https://www.even3.com.br/SNEMI.

Segundo a pró-reitora de Ensino, Josefa Surek, as audiências públicas são a quarta etapa do processo de debate em torno da reformulação dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio considerando a identidade dos IFs no geral, e do IFC. “Primeiro, promovemos as reflexões para, em seguida, socializamos e contruirmos juntos um projeto institucional. As audiências são um passo necessário para ouvir a comunidade interna e externa, formada por técnico-administrativos, estudantes, pais e a sociedade, para sentirmos e analisarmos o que precisa ser melhorado e o que precisa ser consolidado” relata ela.

De acordo com as Pró-reitorias, “as audiências públicas são essenciais para elaborar um documento normativo que reflita necessidades, interesses, diversidade e identidade dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFC”.

Nas audiências públicas todos os participantes poderão participar e expor as suas posições e sugestões. Ainda, será possível entregar diretamente para a mesa o conteúdo da sua manifestação, sendo que as informações devem ser entregues em formato manuscrito, impresso ou digital.

Os temas a serem levamos pela comunidade nas audiências públicas devem estar relacionados com os seguintes eixos:

I. Organização dos Cursos: ensino técnico integrado ao ensino médio, carga horária, duração do curso, escola em tempo integral;

II. Formação Integral: componentes da matriz curricular, formação biopsicossocial, perfil do egresso, formação humana;

III. Currículo: currículo integrado, núcleos (Básico, Politécnico e Profissional), flexibilização curricular, componentes curriculares de acordo com perfil do curso, disciplinas eletivas e optativas;

IV. Avaliação: qualitativa/quantitativa, recuperação paralela, recuperação/ avaliação como um apoio pedagógico, acompanhamento para os estudantes ingressantes com defasagens de conteúdos;

V. Curricularização da Pesquisa e da Extensão: tempo, formas, creditação de horas de pesquisa e extensão em atividades curriculares, a pesquisa e extensão como metodologias de ensino.

Participe das audiências públicas em um dos campi do IFC mais próximo de você. Confira abaixo a agenda completa com data, horário e local.

Araquari

São Francisco do Sul

Rio do Sul

Ibirama

Luzerna

Concórdia

Abelardo Luz

Videira

Fraiburgo

Camboriú

São Bento do Sul

Blumenau

Brusque

Sombrio

Santa Rosa do Sul

MAIS

Foi criado um espaço específico no Portal do IFC para tratar do assunto. No endereço http://ifc.edu.br/2017/09/13/caminhando-e-construindo-diretrizes-para-o-ensino-tecnico-integrado-do-ifc/ é possível conferir diversos documentos para subsidiar estudos e discussões, tais como: Documentos Orientadores – EMI/IFs, Estudos e Reflexões no IFC, Legislação, Audiências Públicas e Contribuições dos campi (espaço a ser utilizado a partir das contribuições das Audiências Pública).

Conheça mais sobre o que aconteceu no primeiro dia do I Seminário de Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio do IFC acessando as notícias abaixo.

1. #Especial Seminário EMI: abertura reforça a necessidade de debater os novos marcos legais

2. #Especial Seminário EMI: MEC defende jovem como protagonista do Ensino Médio

3. #Especial Seminário EMI: pesquisador é contra início, meio e fim da reforma do EM

*Texto: Cecom/Reitoria, com informações da Proen, Proex e Propi.

**Imagem: Divulgação/Proen.