Portal do Governo Brasileiro

  • A A A


  • Docentes trazem novidades da assembleia do CONEA


    Escola Agrícola La Salle, na cidade de XanxerêOs professores do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, Jerffson Lucas Santos e Amanda M. Coelho da Fonseca Afonso, estiveram presentes na assembleia do Conselho Estadual de Ensino Agrícola de Santa Catarina (CONEA), realizada no dia 23/03, em Xanxerê/SC. Entre as novidades discutidas no evento, os docentes ressaltaram a aprovação da criação do Conselho Federal dos Técnicos Industriais e Agrícolas e os respectivos conselhos regionais, sancionada pela Lei 13.639/2018.

    De acordo com Jerffson Lucas Santos, com a nova proposta, os técnicos em agropecuária formarão uma entidade só para a classe e não farão mais parte do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e dos Conselhos Regionais (Crea). “Essa vitória conquistada é de grande importância para o fortalecimento da categoria e do ensino técnico”, afirmou. Outro apontamento destacado pelos docentes, foi a discussão sobre a matriz curricular do curso Técnico em Agropecuária e a importância da contemplação de todas as competências e atribuições profissionais do técnico, descritas pelo o Decreto 4560/2002.

    III Congresso Nacional do Ensino Agrícola

    Para anotar na agenda: durante a assembleia, foi divulgada a realização do III Congresso Nacional do Ensino Agrícola, que será realizado nos dias 24 e 25 de maio, no IFC Campus Concórdia. Segundo os professores, o Congresso traz como tema principal a educação profissional com ética e responsabilidade. Durante o evento também será lançado o livro do CONEA, intitulado “A proposta Catarinense para o ensino Técnico Agrícola no Brasil”. De acordo com Jerffson Lucas Santos, o IFC está entre as instituições que colaboraram para a execução da obra.

    *Crédito das fotos: Jerffson Lucas Santos