Portal do Governo Brasileiro

  • A A A


  • IFC Camboriú abre inscrições para Programa Jovens e Adultos (PROEJA)


    PROEJA 2019O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú está com as inscrições abertas, até 18/01, para o processo de seleção do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja), com formação profissional na área de Agroindústria ou Agente de Observação de Segurança.

    Ao todo serão ofertadas 80 vagas, sendo divididas em 40 para cada curso (18 ampla concorrência e 22 para ações afirmativas – cada modalidade). As ações afirmativas (cotas) estão previstas na Lei nº 12.711/2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio para estudantes de escola pública, baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

    Para participar do processo, o candidato precisa ter concluído o Ensino Fundamental e ter, no mínimo, 18 anos completos no ato da matrícula.

    O ingresso será realizado por meio de sorteio público de vagas, caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas ofertadas em cada um dos cursos. O sorteio está programado para ocorrer no dia 24/01, às 10h, no IFC Camboriú.

    Os cursos são ministrados no período noturno, gratuitos e têm a duração de 2 anos.

    Para realizar a inscrição, o candidato deve comparecer à Coordenação Geral de Ensino do IFC Camboriú, nas seguintes datas e horários:

    Em dezembro/2018: até 21/12/18, das 8h às 21h;
    Em janeiro/2019: 02/01 a 18/01/19, das 8h às 13h.

    Em relação à documentação para fazer a inscrição, o candidato deve trazer as fotocópias e originais do CPF e RG, e a ficha de inscrição devidamente preenchida (ver Anexo I do Edital). O resultado do processo de classificação e a convocação dos classificados para efetuar a matrícula serão publicados no site: http://www.camboriu.ifc.edu.br , no dia 28 de janeiro de 2019. As aulas iniciam em 11 de fevereiro de 2019.

    Para conferir as informações detalhadas sobre o processo seletivo, confira o Edital aqui .

    Confira mais informações sobre os cursos:

    Proeja – Agroindústria

    O profissional formado no curso poderá atuar em setores relacionados ao processamento de carnes, leite e derivados, mel e ovos.

    Proeja – Agente de Observação de Segurança

    Com a formação, o profissional pode atuar profissionalmente em setores relacionados ao desenvolvimento de atividades de segurança do trabalho, como:  a) Atividades específicas em áreas confinadas, acompanhando serviços como liberação de entrada e saída de trabalhadores; b) Reconhecimento e controle de riscos ambientais e ocupacionais; c) Manuseio de equipamentos e produtos pertinentes a segurança do trabalho; d) Realizar medições com procedimentos estabelecidos visando a prevenção e proteção de trabalhadores; e) Auxiliar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), no cumprimento das normas regulamentadoras e da legislação vigente.