Portal do Governo Brasileiro

  • A A A


  • IFC está entre as melhores instituições de ensino superior em Santa Catarina


    ENADE-4                                                                              Instituto Federal Catarinense (IFC) atingiu nota 4, de um máximo de 5, no Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado nesta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC). Com conceitos de 1 a 5, o IGC é calculado anualmente, com base na média de alguns indicadores do último triênio. Dentre esses indicadores, está a nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o desempenho dos acadêmicos com base em todo o processo formativo deles e leva também em conta não só a qualidade dos professores, mas também da infraestrutura e dos recursos didático-pedagógicos das instituições.

    Em 2017, estudantes de 18 cursos no IFC participaram do Enade. Considerando o ranking geral em Santa Catarina, o IFC está na nona posição. Na primeira colocação está a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Entre as dez melhores estaduais, estão também o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), ambas criadas em 2008 juntamente ao IFC.

    Esta posição chama a atenção da reitora do IFC, Sônia Regina de Souza Fernandes. “Mesmo com pouco tempo de atuação, ficamos à frente de instituições já consolidadas. Estes indicadores comprovam que estamos cumprindo nosso papel na oferta de educação pública, gratuita e com qualidade. Os índices do IFC são resultados do trabalho em equipe de servidores, na Reitoria e nos campi, do comprometimento de nossos estudantes, além das condições que são oferecidas pela instituição, como a qualificação dos servidores, a infraestrutura, entre outras. Parabéns a todos! Nos próximos anos, seguiremos na melhoria dos indicadores”, destaca a reitora do IFC.

    Os cursos do IFC avaliados no Enade 2017 foram:

    Araquari – Sistemas de Informação e Química.
    Blumenau – Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
    Camboriú – Matemática, Sistemas de Informação e Pedagogia.
    Concórdia – Matemática, Engenharia de Alimentos e Física.
    Luzerna – Engenharia de Controle e Automação.
    Rio do Sul – Ciência da Computação, Matemática e Física.
    São Francisco do Sul – Tecnologia em Redes de Computadores.
    Sombrio – Tecnologia em Redes de Computadores e Matemática.
    Videira – Ciência da Computação e Pedagogia.

    Relações gerais do IGC e do Enade podem ser acessadas na página do Inep.

    Texto: Cecom/Reitoria
    Rosiane Magalhães | Jornalista / JP 12.715/MG