Portal do Governo Brasileiro

  • A A A


  • Livro sobre cães-guia no Brasil é lançado no 19º Congresso Brasileiro de Sociologia


    Lançamento livro Cão-guia BannerNesta quinta-feira (11/07), das 13h às 14h, a obra “Cães-guia no Brasil: primeiros estudos”, dos autores Márcia Santos de Souza, Diana Cuglovici Abrão, Luiz Alberto Ferreira e Olivia von der Weid, será exposta no “Espaço Lançamento de Livros”, durante o 19º Congresso Brasileiro de Sociologia.  A obra reúne artigos produzidos a partir da oferta do primeiro curso de treinador e instrutor de cães-guia, realizada pelo Instituto Federal Catarinense (IFC).

    O 19º Congresso Brasileiro de Sociologia será realizado no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. Mais informações sobre o Congresso, confira aqui.

    Sobre a obra: “Cães-guia no Brasil: primeiros estudos”
    Autoria: Márcia Santos de Souza ,Diana Cuglovici Abrão,Luiz Alberto Ferreira e Olivia von der Weid
    Ano: 2019
    Resumo: Como acontece o treinamento de um cão-guia? Como são formados os treinadores e instrutores de cães-guia? Qual a percepção da pessoa com deficiência visual acerca de sua vivência com cães-guia? Neste livro você encontrará a contribuição de especialistas de diferentes áreas que recorreram a diferentes metodologias para investigar sobre a inserção de cães-guia no Brasil. Trata-se de um conjunto de estudos que pretende apresentar as interfaces implicadas e, assim, auxiliar na consolidação desse novo campo de pesquisa em nosso país, que inclui: o perfil das famílias socializadoras e dos usuários de cães-guia; as principais raças, análise comportamental e enfermidades dos cães; a descrição da política pública voltada à utilização de cães-guia; a interação humano-animal na preparação de um cão-guia; o profissional treinador e instrutor de cães-guia; as ferramentas tecnológicas e serviços auxiliares.