Portal do Governo Brasileiro

  • A A A


  • Inscrições para cursos técnicos integrados ao ensino médio encerram na terça-feira, 10/09


    FB-inscrições-abertas1As inscrições para o Exame de Classificação, que dá acesso aos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal Catarinense (IFC) encerram nesta terça-feira, dia 10/09. São ofertadas 2.220 vagas nos 15 campi da instituição, localizados em Abelardo Luz, Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul, Santa Rosa do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Sombrio e Videira.

    No IFC Camboriú são ofertadas 245 vagas gratuitas, divididas entre os cursos técnicos integrados ao ensino médio em: Agropecuária (105), Controle Ambiental (35), Hospedagem (70) e Informática (35). Nesse nível de ensino, o estudante cursa as disciplinas do ensino médio e as do curso técnico concomitantemente.

    As inscrições devem ser realizadas pelo Portal de Ingresso do IFC até dia 10 de setembro. A prova será aplicada em 24 de novembro, domingo, das 14h às 18h. O resultado final será publicado no dia 8 de janeiro de 2020. Todas as publicações devem ser acompanhadas pelo Portal de Ingresso do IFC.

    As vagas são destinadas para quem já concluiu o ensino fundamental (em qualquer uma das formas previstas em Lei) e para quem irá concluir até o prazo de janeiro de 2020. A taxa de inscrição é de R$ 25,00. Pessoas em situação de vulnerabilidade econômica podem requerer a dispensa do pagamento; o prazo para fazer o pedido vai até 23 de agosto.
    Para mais informações sobre o processo, acesse o Edital do Exame aqui.

    Ações afirmativas

    No ato da inscrição, o candidato deverá optar pela Ampla Concorrência ou pelo Sistema de Ações Afirmativas (cotas). Conforme o Sistema de Ações Afirmativas, as vagas reservadas são destinadas a estudantes que fizeram todo o ensino fundamental na escola pública – dentre as quais existem vagas exclusivas para candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos, indígenas e portadores de necessidades especiais. No IFC os cursos de Agropecuária têm ainda vagas reservadas para candidatos oriundos da agricultura familiar.
    Confira aqui as perguntas frequentes sobre as cotas.

    Serviço
    Exame de Classificação 2020 IFC
    Processo seletivo para os cursos técnicos integrados ao ensino médio
    Vagas: 2.220 vagas distribuídas em 15 cidades catarinenses
    Vagas no IFC Camboriú: 245, divididas nos seguintes cursos – Técnico em Agropecuária, Técnico em Controle Ambiental, Técnico em Informática e Técnico em Hospedagem.
    Inscrições: até 10 de setembro de 2019
    Local de inscrição: Portal de Ingresso do IFC
    Taxa de inscrição: R$ 25,00
    Confira todas as informações no Edital disponível em: http://ingresso.ifc.edu.br
    Dúvidas, entre em contato com a Coordenação Geral de Ingresso: por e-mail cgi@ifc.edu.br ou telefone (47) 3331-7871

    Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães – com alterações Cecom/Camboriú
    Arte: Cecom/Reitoria/Carlos Pieri