Portal do Governo Brasileiro

  • A A A


  • IFC Camboriú promove Jornada acadêmica agropecuária


    jornada agropecuáriaDe 05 a 07/11, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú promove a Jornada Acadêmica Agropecuária. O evento traz palestras e minicursos para maior aprofundamento sobre diversas temáticas da área.

    De acordo com a coordenadora da Jornada, Amanda Moser Coelho da Fonseca Faro, o objetivo da Jornada é ampliar a visão e expectativa profissional, possibilitando aprofundar conhecimentos específicos em áreas de maior afinidade, das palestras e minicursos.

    Para abertura do evento, os participantes conferem o tema “Nutrição de répteis”, com o zootecnista Max Ternero Cangani. O evento é gratuito e aberto ao público, não é necessário fazer inscrição para participar.

    Confira a programação completa:

    Local: auditório nobre do IFC Camboriú

    05/11/2019

    7h30 às 8h30 – Apresentação da Semana
    8h30 às 9h30 – Nutrição de répteis (palestrante: Max Ternero Cangani)
    Currículo: Graduação em Zootecnia – UNESP – Ilha Solteira (2008); Mestrado em Microbiologia Agropecuária – UNESP – Jaboticabal (2011); Doutorado em Zootecnia – UNESP – Jaboticabal (2016); Doutorado Sanduíche (PDSE – Capes) pela Universidade Politécnica de Madrid (2014).

    9h45 às 10h45 – Flores Comestíveis (palestrante: Daniela Mayerle)
    Currículo: Engenheira Agrônoma

    10h45 às 11h45 - Saúde única (palestrante: Clarissa Barretta)
    Currículo: Médica veterinária; Mestre e Doutoranda em Ciência dos Alimentos – (UFSC), com ênfase em Microbiologia de Alimentos, atualmente é consultora e responsável técnica em empresas de produtos de origem animal e docente do Curso de Graduação em Medicina Veterinária no Centro Universitário Avantis (UNIAVAN), em Balneário Camboriú.

    06/11/2019
    7h30 às 8h30 – Bioprospecção de plantas aromáticas da Restinga (palestrante: Teomar Duarte Da Silva)
    Currículo: Graduado em Agronomia – (UFSC); especialista em Educação Ambiental – (UDESC) e mestre em Geografia (Uso e Conservação dos Recursos Naturais (UFSC); Doutorando em Agronomia (Produção Vegetal) (UFPR); Interessa-se pelos temas relacionados à Bioprospecção de Plantas Aromáticas (produção de óleos essenciais) e ao Planejamento Ambiental; Atualmente é Professor do Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari.

    8h30 às 9h30 – Cultivo de guaco (palestrante: Luciano Alves)
    Currículo: Possui graduação em Agronomia – (UFSC); Mestrado em Biotecnologia – (UFSC); Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal da Universidade Federal do Paraná na linha de pesquisa de Manejo de Culturas; É professor do Instituto Federal Catarinense, Campus Araquari, no campo de conhecimento produção vegetal, lecionando disciplinas nos cursos técnico em Agropecuária e de Licenciatura em Ciências Agrícolas.

    9h45 às 10h45 – Agrotóxicos: Mitos e Verdades (palestrante: Rodrigo Martins Monzani)
    10h45 às 11h45 - Agrotóxicos: Mitos e Verdades (palestrante: Rodrigo Martins Monzani)
    Currículo: Professor IFC – Campus Araquari; Engenheiro Agrônomo – UFSC; Mestre em Fitotecnia – UFRGS; Especialista em Plantas Ornamentais – UFLA; Especialista em Geotecnologias – UFPR; Especialista em Educação – UNIASSELVI; Doutor em Agronomia – Produção Vegetal – UFPR

    07/11/2019
    7h30 às 8h30 – Relatos e experiências pós IFC (palestrante: Renan Michel de Oliveira Sacramento)
    Currículo: Técnico em agropecuária; Bacharel em engenharia química

    8h30 às 9h30 – 3 gerações a Cia da Ovelha (palestrante: Maria Aparecida Sant Ana Margotto)
    Currículo: Empresária do ramo gastronômico e proprietária da Cia da Ovelha (queijaria de produtos de ovelha); Aluna do IFC de 2002 no Curso de Meio Ambiente.

    9h45 às 10h45 – Noções básicas sobre ferrageamento e casqueamento de equinos (palestrante: Gabriel Victor Lazzaris)
    Currículo: Ferrador Certificado e Certificado Profissional pela Associação de Ferradores Brasileiros AFB; Atua com casqueamento e ferrageamento preventivo e ortopédico de cavalos atletas; Experiência em várias modalidades esportivas; Competidor; Graduando em Medicina Veterinária.