• Professora do IFC Camboriú lança livro sobre espécie vegetal para tratar de lesões psoriasiformes

Flávia FernandesA professora do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, Flávia de Souza Fernandes, lançou o livro “Dillenia indica: Uma espécie vegetal segura para tratar lesões psoriasiformes”. O lançamento foi realizado no Congresso Brasileiro de Conselhos de Enfermagem, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

O trabalho é resultado de uma pesquisa realizada pela docente durante o mestrado em Ciências da Saúde, realizado na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em 2017. “O objetivo do estudo foi avaliar em fase pré-clínica a toxicidade sistêmica do extrato acetato de etila do fruto de Dillenia indica padronizado em ácido betulínico, para que então, fosse desenvolvido como extrato antiinflamatório. O estudo foi necessário para identificar os efeitos nocivos e estimar doses que poderão ser utilizadas nos ensaios clínicos”, conta Flávia.

Segundo a autora, o livro traz mais informações sobre as ações da planta, além das fases do estudo pré-clínico, as lesões dermatológicas persistentes, traumáticas crônicas e dermatológicas imunomediadas.

Sobre a autora

Flávia é docente no Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, trabalhando na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem do Trabalho.  É membro da Associação Nacional de Gerontologia de Santa Catarina (ANG), atuando como 2ª Secretária, da chapa de Direção na gestão de 2019-2021.