• Educação e cultura para paz

WhatsApp Image 2019-08-01 at 10.25.04O curso “Educadores em uma Cultura para a Paz” é o primeiro ministrado em um Instituto Federal (IF) e que aborda a temática “cultura para paz”. O curso tem o objetivo de realizar a conexão entre as bases teóricas que fundamentam a cultura de Paz e a prática de atividades socioeducativas em diferentes áreas e espaços sociais/educacionais, contribuindo para a formação continuada de professores da rede pública e privada, educadores e a comunidade em geral.

Módulos e temáticas abordadas:
    . Conceitos e Significados de Cultura. Educação. Contexto histórico da educação para a paz. Cultura de paz;
    . Abordagens teóricas/estrutura pedagógica, transversalidade e a perspectiva transdisciplinar em uma cultura para a paz;
    . Abordagens teórica/estruturas metodológicas para a elaboração de projeto no contexto escolar e/ou institucional com práticas socioeducativas para a educação em uma cultura  para a paz.

Os egressos deverão estar aptos a:
    - Experienciar e multiplicar os diferentes saberes e recursos acessados no curso, promovendo a prática de ações socioeducativas em diferentes áreas do conhecimento e espaços sociais, como em instituições educacionais públicas e privadas, empresas, grupos familiares, associações, comunidades e bairros, entre outros.

Carga horária do curso: 220 horas
    Oferta: por meio de edital, ingresso anual a ser divulgado no site http://camboriu.ifc.edu.br
    Requisitos para ingresso: para participar é necessário ter, no mínimo, 18 anos e ensino médio completo.

Corpo docente:
    Leisi Fernanda Moya (Professora de Educação Física. Dança Circular)
    Michele Catherin Arend (Professora de Ciências Sociais)
    Michele Leão de Lima Ávila (Professora de Sociologia)
    Silvia Regia Chaves de Freitas Simões (Professora de Pedagogia)

E-mail da Coordenação: michele.arend@ifc.edu.br