COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO – IFC – CAMBORIÚ
Michela Cancillier (Coordenadora)
Cristine de Oliveira Dilli (TAE)
Simone Cavalcante Volino (Bolsista)
Fone: (47) 2104-0826
E-mail: extensao.camboriu@ifc.edu.br
Atendimento: Segunda a Sexta.
Horário: 08h00 – 21h00
O QUE É A EXTENSÃO
Processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre o Instituto e a sociedade.
DIMENSÕES DA EXTENSÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS
a) Programa: conjunto de atividades de caráter orgânico-institucional, associadas e integradas para o alcance de objetivos comuns;
b) Projeto tecnológico: atividade de pesquisa e/ou desenvolvimento em parceria com instituições públicas ou privadas, que tenha interface e aplicação tecnológica;
c) Prestação de serviços: consultoria, assessoria, laudo e outros serviços tecnológicos;
d) Evento: atividade eventual de interesse técnico, social, científico, esportivo, artístico e cultural, favorecendo a participação da comunidade externa e/ou interna;
e) Projeto social: atividade transformadora, desenvolvida e/ou aplicada na interação com comunidades e apropriada pelas mesmas, que representem soluções para inclusão social, geração de oportunidades e melhoria das condições de vida;
f) Curso: ação pedagógica de caráter teórico e prático, com critério de avaliação definido e oferta não regular, voltada especialmente para a educação e qualificação profissional;
g) Projeto cultural artístico e esportivo: cursos, eventos, festivais, competições, prática e desenvolvimento, etc;
h) Empreendedorismo: apoio à formação empreendedora através de atividades de capacitação, orientação e acompanhamento;
i) Relação internacional: intercâmbio e acordos de cooperação internacional, como instrumento de melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão;
DIRETRIZES DA EXTENSÃO NO IFC
- Contribuir para o desenvolvimento da sociedade, constituindo um vínculo que estabeleça troca de saberes, conhecimentos e experiências para a constante avaliação e vitalização da pesquisa e do ensino;
- Buscar interação sistematizada do IFC com a comunidade por meio da participação dos servidores nas ações integradas com as administrações públicas, em suas várias instâncias, e com as entidades da sociedade civil;
- Integrar o ensino e a pesquisa às demandas da sociedade, seus interesses e necessidades, estabelecendo mecanismos que interrelacionem o saber acadêmico e o saber popular;
- Incentivar a prática acadêmica que contribua para o desenvolvimento da consciência social, ambiental e política, formando profissionais-cidadãos;
- Participar criticamente de projetos que objetivem o desenvolvimento regional sustentável em todas as suas dimensões;
- Articular políticas públicas que oportunizem o acesso à educação profissional estabelecendo mecanismo de inclusão.