Dia do Irmão: Saiba mais sobre os dois Institutos Federais que temos em Santa Catarina

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Neste sábado, dia 05/09, é celebrado o Dia do Irmão. Aproveitando a oportunidade, nos adiantamos um pouquinho e enviamos algumas informações sobre duas Instituições irmãs muito importantes para a Educação no Estado: o IFC e o IFSC.

Santa Catarina tem o privilégio de ter não apenas um, mas DOIS Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: o Instituto Federal Catarinense (IFC) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Instituições distintas, com câmpus em cidades diferentes, mas parte de uma mesma rede. E que, como irmãs, trabalham juntas para levar educação pública gratuita e de qualidade para todo o Estado, em todos os níveis: qualificação profissional, ensino médio, cursos técnicos, graduação e pós-graduação.

No entanto, assim como todos os irmãos, também temos nossas diferenças. Cada instituto tem uma Reitoria e gestão diferentes. Os cursos também são diferentes, assim como as datas de inscrições. Vamos explicar melhor!

O IFC – Instituto Federal Catarinense

O Instituto Federal Catarinense como o conhecemos hoje foi criado em 2008, com a promulgação da lei que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A instituição teve origem na integração das escolas agrotécnicas de Concórdia, Rio do Sul e Sombrio e dos colégios agrícolas de Araquari e Camboriú, que eram vinculados à Universidade Federal de Santa Catarina. Com Reitoria em Blumenau, o IFC tem atualmente 15 câmpus por toda Santa Catarina, atuando de forma integrada com  demandas sociais e arranjos produtivos de cada localidade. Clique aqui e saiba mais sobre a trajetória do Instituto.

-> Onde o IFC está presente

-> Cursos do IFC

Acesse o site do IFC

O IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina

Já o Instituto Federal de Santa Catarina, com Reitoria em Florianópolis, foi criado em 1909 como Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina. Entre os vários nomes que teve ao longo desses mais de 100 anos, o mais recente – antes de se tornar IFSC, foi Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Santa Catarina, o Cefet-SC, que tinha 7 unidades pelo Estado quando da transformação em IFSC em 2008. Hoje o IFSC conta com 22 câmpus em Santa Catarina, estando presente em todas as regiões do Estado. Veja aqui o histórico completo da instituição.

-> Onde o IFSC está presente

-> Cursos do IFSC

Acesse o site do IFSC

Texto alternativo

Agora que você já sabe que somos duas instituições diferentes e onde estão localizadas nossas Reitorias e câmpus, veja como entrar em contato com a gente caso você precise:

Instituto Federal Catarinense – IFC

Câmpus Florianópolis: jornalismo.florianopolis@ifsc.edu.br

Câmpus Palhoça Bilíngue: comunicacao.phb@ifsc.edu.br

Câmpus Joinville e Canoinhas: jornalismo.norte@ifsc.edu.br

Câmpus Jaraguá do Sul – Centro e Jaraguá do Sul – Rau: jornalismo.jar@ifsc.edu.br

Câmpus Araranguá, Criciúma e Tubarão: jornalismo.sul@ifsc.edu.br

Câmpus Itajaí e Gaspar: jornalismo.vale@ifsc.edu.br

Câmpus Chapecó, São Carlos, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste e Xanxerê: jornalismo.oeste@ifsc.edu.br

Câmpus Caçador, Florianópolis-Continente, Garopaba, Lages, Urupema e São José: jornalismo@ifsc.edu.br

Como podemos ajudá-lo(a)?

Como você já deve ter percebido, sempre que estamos com inscrições abertas para nossos cursos, enviamos releases para que o seu veículo nos ajude a fazer a informação chegar na população, afinal, estamos falando de cursos GRATUITOS. Além disso, também divulgamos projetos relevantes para a comunidade.

E como instituição de educação, temos um corpo técnico altamente qualificado e que pode ser fonte para suas reportagens. Sempre que precisarem, entrem em contato que podemos indicar nossos professores para entrevistas – inclusive para tratar sobre a atual pandemia.

Dúvidas frequentes:

O Instituto Federal é igual a uma universidade federal?

Apesar de ambos serem autarquias federais, possuem atuações diferentes. Uma universidade federal atua apenas com cursos superiores (graduação e pós-graduação). Já os institutos federais atuam na formação básica, técnica e tecnológica, oferecendo também cursos de qualificação, técnicos, de graduação e de pós-graduação.

Quanto custa fazer um curso em um Instituto Federal?

Nada. Os Institutos Federais são instituições públicas e gratuitas. Todos os nossos cursos, da qualificação à pós-graduação são totalmente gratuitos.

Esperamos ter conseguido deixar mais claro a diferença entre IFC e IFSC. É importante que você tenha o cuidado de sempre indicar o instituto correto para não gerar ainda mais confusão na população. Se tiver dúvidas, salve este e-mail para consultar ou acesse nossos sites sempre que necessário.

Site do IFC

Site do IFSC