Menu principal
 

Servidores realizam plantio de árvores no campus: plantas serão identificadas com QRcode

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Enquanto não iniciam as aulas presenciais, os servidores Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú estão trabalhando nas melhorias da instituição. Já entraram na lista: a reforma da sala de artes, a cobertura dos bicicletários, placas de comunicação visual…isso sem contar nos danos causados pelo vendaval, que necessitaram de reparos. Entre tantos telhados e outros estragos, as árvores do campus também sofreram com o desastre.

De acordo com a diretora-geral, Sirlei Albino, para recuperar a flora do campus e atendendo a sugestão do Núcleo de Gestão Ambiental (NGA), foi criada a Portaria nº351, responsável pelo paisagismo e reflorestamento do IFC Camboriú. “O objetivo dessa comissão técnica é conduzir as ações de replantio de árvores nativas, especialmente ornamentais e frutíferas. Além de embelezar o nosso IFC Camboriú, a ideia é disponibilizar frutas nativas para a comunidade acadêmica consumir enquanto está no campus“, disse a diretora.

E para realizar o plantio de árvores no IFC Camboriú, a Comissão Técnica arregaçou as mangas e já colocou a mão na terra. De acordo com o coordenador do Núcleo de Gestão Ambiental (NGA) do campus, Joeci Ricardo Godói, o plantio será realizado em etapas. “Inicialmente plantamos árvores isoladas, visando melhorar os elementos paisagísticos. Em seguida faremos o plantio em áreas degradadas, com o objetivo de recuperar a flora local e criar novas áreas verdes, como é o caso do “Bosque das turmas”, destinado ao plantio da árvore da turma, que já é uma prática promovida pelo NGA”, destacou Joeci.

Na segunda etapa do plantio, que contempla as áreas de recuperação, serão utilizadas apenas árvores nativas da região, já no paisagismo poderão ser utilizadas espécies exóticas, considerando as características do local de plantio e da árvore. A novidade implementada, segundo o coordenador do NGA, é a identificação das plantas com placas e códigos QRcode para que a comunidade possa ter acesso às informações sobre a planta, tais como: porte, flores, frutos, data de plantio, fotos e curiosidades.

Sobre a Comissão e equipe de jardinagem

A Comissão é formada pelos servidores: Joeci Ricardo Godoi, Jerffson Lucas Santos, Cristalina Yoshie Yoshimura, Daniel Shikanai Kerr, Lairton Luiz Rozza, Marcos Alexandre Heinig, Alexandre Fernandes Coimbra, Ricardo Kiyoshi Tokunaga, Cláudia Damo Bértoli. O paisagismo iniciou a implantação com o servidor Frankie Tiegs e agora está sob responsabilidade de Diego Fincatto e Jerffson Lucas.

Confira as fotos do plantio e da jardinagem, já realizados no campus