IFC mantém-se entre as melhores instituições de ensino superior em Santa Catarina

terça-feira, 27 de abril de 2021

Por mais um ano, o Instituto Federal Catarinense (IFC) mantém-se entre as melhores instituições de ensino superior no Brasil, de acordo com os indicadores do Índice Geral de Cursos (IGC), publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC), no dia 23 de abril.

Em Santa Catarina, o IFC obteve nota 4, assim como o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a Universidade Federal da Fronteira Sul. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu 5, que é a nota máxima.

Para a professora Sônia Regina de Souza Fernandes, reitora do IFC, esses processos avaliativos são importantes para contribuir na garantia da qualidade da educação superior no Brasil. “Em Santa Catarina, o fato das quatro instituições públicas federais terem ficado com notas entre 4 e 5, representa o nosso compromisso na direção do desenvolvimento regional e estadual e não como sentido de disputa ou competição. Temos a tradição da universidade, junto aos jovens Institutos Federais, atuando com responsabilidade pela oferta da educação pública para todos”, destaca Fernandes.

IGC e CPC – Com conceitos de 1 a 5, o Índice Geral de Cursos (IGC) é calculado anualmente, com base na média de alguns indicadores do último triênio. Dentre esses indicadores, está a nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o desempenho dos acadêmicos com base em todo o processo formativo deles e leva também em conta não só a qualidade dos professores, mas ainda da infraestrutura e dos recursos didático-pedagógicos das instituições.

Além do cálculo do IGC, o desempenho no Enade também é utilizado para calcular o indicador de qualidade dos cursos, chamado de Conceito Preliminar de Curso (CPC), em uma escala de 1 a 5. De acordo com a avaliação realizada em 2019, receberam conceito 4 os cursos de Agronomia (Concórdia, Rio do Sul e Santa Rosa do Sul); Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Mecânica (ambos ofertados em Luzerna) e Medicina Veterinária (Araquari e Concórdia). Engenharia de Alimentos (Concórdia) recebeu conceito 3.

Todos os indicadores estão disponíveis na página do Inep.

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Arte: Cecom/Reitoria/Poliana Souza