Menu principal
 

Programa Cães-guia do IFC entrega 33º cão-guia, nesta quarta-feira

terça-feira, 25 de maio de 2021

Evento será transmitido ao vivo pelo Instagram do IFC Camboriú (@ifc.oficial.camboriu)

Nesta quarta-feira, 26/05, às 15h, o morador de Porto Alegre/RS, João Luiz Pinto Costa, recebe o cão-guia Guga. A dupla contabiliza o trigésimo terceiro cão a ser entregue pelo Programa Cães-guia, do Instituto Federal Catarinense (IFC).

O evento será realizado no auditório do Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia, em Camboriú. A entrega será transmitida, ao vivo, pelo Instagram do IFC Camboriú (@ifc.oficial.camboriu ).

Após a cerimônia, a dupla segue para a capital gaúcha, acompanhada dos treinadores e instrutores do Centro. Na cidade, Guga aprenderá os principais trajetos realizados no dia a dia de João Costa.

*Por conta da Covid-19, a entrega será restrita aos servidores e familiares de João.

Conheça o Programa Cão-guia:

Em 2010, o Projeto Cães-guia nasce como uma ação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), recebendo o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC) e da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD/SDH), sendo posteriormente incorporado como uma das ações do Plano Nacional para as pessoas com deficiência, o “Viver sem Limite”, lançado em 2011 pelo Governo Federal.

Atualmente o centro está em processo de ampliação, para além de formação de treinadores e instrutores de cães-guia, iniciarão outras formações de profissionais ligadas à inclusão de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Conheça mais: http://www.camboriu.ifc.edu.br/caes-guia/

Legenda da foto #pracegover: homem branco, de cabelos grisalhos. Está com o uniforme do IFC, agachado, olhando para frente. Usa óculos escuros. Na frente dele está o cão-guia Guga, de pelagem preta. Guga está de lado, com a cabeça voltada para frente. Usa arreio. Ao fundo há um gramado e está um dia ensolarado.