Menu principal
 

IFC Camboriú abre seleção para instituições interessadas em receber cães para pet terapia, faro e/ou busca e salvamento

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

O Instituto Federal Catarinense (IFC) está com as inscrições abertas, até 07/10, para o processo de cadastro e seleção de instituições interessadas em receber doação de cães para as funções de pet terapia, faro e/ou busca e salvamento.

Segundo a coordenadora do Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia, Sany Justi Sardá, os animais passaram por algumas das etapas para formação de um cão-guia, porém foram desligados do Programa Cão-guia por não estarem aptos para exercer a atividade de guiar uma pessoa com deficiência visual. “Verificamos que os cães podem contribuir com outras instituições, pois o perfil comportamental deles possibilita que exerçam função de pet terapia em instituições como lares de idosos ou associações para crianças com necessidades específicas, ou para os bombeiros com atividades de faro e/ou busca e salvamento”, destaca Sany.

Ao todo são seis cães ofertados, sendo 5 das raças Golden Retriever e Labrador Retriever para pet terapia, e um labrador retriever para faro e/ou busca e salvamento. Os animais possuem parecer técnico, declarando o desligamento do Programa e indicando o motivo pelo qual não serão mais utilizados, seja por alguma causa física ou outros problemas incompatíveis com a atividade de guia. A instituição interessada em receber a doação de um cão deverá requerer informações junto ao CFTICG sobre a patologia apresentada pelo animal, sendo de sua inteira responsabilidade a manutenção adequada do animal.

Quem pode participar do edital?

As instituições, pessoas jurídicas, seguindo prioritariamente e sucessivamente a seguinte ordem:

a) A União, suas autarquias e suas fundações públicas;
b) As Empresas públicas federais ou as sociedades de economia mista federais prestadoras de serviço público, desde que a doação se destine à atividade fim por elas prestada;
c) Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios e suas autarquias e fundações públicas;
d) As Organizações da sociedade civil (Lei 9637/1998) e as organizações da sociedade civil de interesse público (Lei 9.790/1999);
e) As associações e cooperativas tipificadas no Decreto nº 5940/2006.

Instituições de todo o país podem participar do edital.

Sobre a seleção

A seleção será realizada pela Comissão Técnica do IFC Camboriú, que avaliará o perfil da instituição interessada, com base nas informações prestadas no formulário de inscrição, observando a ordem de prioridade descrita acima. Caso tenha mais de uma instituição inscrita na mesma ordem de prioridade prevista, com perfil para receber o mesmo cão, a Comissão Técnica fará um sorteio para desempate.

A Comissão do IFC também poderá designar um membro da equipe para avaliar as condições gerais das instalações da instituição interessada, levando em conta as normas de proteção animal. Após avaliação da instituição, a Comissão formulará um parecer e encaminhará à Coordenação Geral do Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia para dar prosseguimento ao trâmite de doação. A instituição será notificada por e-mail para apresentar os documentos previstos no edital.

De acordo com a coordenadora Sany, a instituição interessada deverá ter condições de estabelecimento adequadas para estadia do cão e condições financeiras para manter o animal.

Inscrição

As inscrições são on-line, até o dia 07/10, pelo link: https://forms.gle/7LDDdy1KAUG1PViq5

A divulgação do cadastro será feita no site: camboriu.ifc.edu.br/caes-guia
No caso de ter menos instituições inscritas do que a quantidade de cães disponíveis, os cães poderão ser redirecionados ao edital Edital nº 28/2021 – GAB/CAMB.

Dúvidas sobre o processo seletivo poderão ser sanadas pelo e-mail: ctcaesguia.camboriu@ifc.edu.br e telefone: 47-2104-0895.

Confira aqui o edital.

#pratodosverem: cão de pelagem preta deitado na grama, olhando para o lado. Ele está usando uma coleira vermelha.

Crédito da imagem: Amanda Massucatto