Inscrições abertas para os Jogos Eletrônicos do IFC – e-JIFC 2022

sexta-feira, 13 de maio de 2022

Estão abertas as inscrições para mais uma edição dos Jogos Eletrônicos do IFC – e-JIFC 2022. O evento é aberto para qualquer estudante regularmente matriculado em cursos do Instituto, e conta com três modalidades Free Fire, League of Legends (LoL) e Xadrez Arena.

O processo de inscrições, aberto até o dia 26/05, é realizado pela internet, no site do e-JIFC. No caso dos jogos de equipe (LoL e Free Fire), além dos formulários de inscrição em si, é preciso fazer o registro da equipe que irá participar das disputas. Os documentos necessários para os procedimentos estão disponíveis no link abaixo:

League of Legends:

Registro da Equipe

Free Fire:

Registro da Equipe

Xadrez Arena:

Formulário de Inscrição

Instruções detalhadas sobre o procedimento de inscrições e o envio correto dos documentos necessários estão disponíveis aqui.

site do evento traz ainda os regulamentos de cada modalidade (que devem ser lidos com atenção), a programação completa dos jogos (que será publicada em breve) e o link para a transmissão das partidas.

O período de competições será de 30/05 a 16/06. A transmissão das partidas será feita em tempo real pelo canal ofical do IFC no YouTube, com narração a cargo de servidores da instituição. As equipes vencedoras irão representar o Instituto nos Jogos Eletrônicos da Rede Federal (eJIF), que serão realizados de 22 a 26 de agosto.

Cooperação e interação

Os e-JIFC surgiram em 2021 (como uma evolução do Campeonato de LoL realizado em 2020), em um período crítico da pandemia no qual a realização dos JIFC presenciais não era possível; por meio dos esportes eletrônicos (uma atividade social e competitiva que permite a participação remota), foi possível contribuir para a preservação da saúde mental dos estudantes em tempos reclusão. Com o sucesso da primeira edição, o evento foi mantido permanentemente no calendário do Instituto.

O objetivo dos Jogos é oportunizar a prática de Esportes Eletrônicos (eSports) no âmbito do IFC, com ênfase na colaboração, na cooperação e nos valores morais e sociais entre companheiros e adversários. O evento permite ainda a interação das comunidades acadêmicas de diferentes campi do IFC entre si e também com a comunidade externa.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Cecom/Reitoria/Andréa Santana