Menu principal
 

IFC Camboriú abre inscrições para curso técnico em Defesa Civil, na modalidade Educação a Distância (EaD)

quarta-feira, 18 de maio de 2022

Instituição foi a primeira no país a ofertar em curso técnico em Defesa Civil

O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú está com as inscrições abertas, até 19/06, para o curso técnico subsequente em Defesa Civil, na modalidade Educação a Distância (EaD). Ao todo serão ofertadas 35 vagas (apenas em ampla concorrência) para inscritos selecionados diretamente pela Defesa Civil de Santa Catarina, em atendimento ao Termo Aditivo nº 718/2021, entre IFC e Defesa Civil do Estado. Nesta edição, as vagas serão exclusivas para profissionais que atuam em Proteção e Defesa Civil no Estado , seja no âmbito estadual, regional ou municipal, com comprovação de vínculo e necessidade de liberação para as atividades presenciais.

De acordo com a coordenadora do curso, Cleonice Beppler, desde 2015 o IFC Camboriú forma presencialmente técnicos em Defesa Civil. “Em 2019, com a regulamentação da profissão, pelo Conselho Regional de Administração, e pela grande demanda da profissionalização, tendo em vista os eventos adversos e desastres que ocorrem em Santa Catarina e no Brasil, estamos lançando a primeira turma do curso Técnico em Defesa Civil no formato EaD, em parceria com a Defesa Civil de SC. Para as turmas seguintes, esperamos levar o curso para todo nosso país”, destacou a professora.

Inscrições

Os interessados em participar do curso EaD em Defesa Civil precisam ter o ensino médio completo e também deverão atender aos seguintes requisitos:

a) Comprovante de vinculação a Defesa Civil Estadual, Regional e Municipal, atestando a atuação como Agente de Defesa Civil em exercício profissional, devidamente preenchido e assinado pela Chefia do Candidato ou Gestor, conforme modelo padrão;
b) preferencialmente, possuir vínculo com o ente federativo;
c) comprovar vínculo, por meio do termo de comprovação assinado pelo gestor municipal e/ou estadual (confira o modelo de comprovação aqui);
d) apresentar o termo de liberação (confira aqui o modelo), assinado pela chefia, para participação nas aulas e atividades presenciais;
e) apresentar cópia do certificado de conclusão do ensino médio;
f) apresentar cópia do RG e CPF.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo formulário disponível aqui . Caso o número de inscritos seja maior que o número de vagas disponíveis, a classificação dos candidatos obedecerá aos seguintes critérios, já estabelecidos no Termo Aditivo entre IFC e Defesa Civil:

a) Maior tempo de experiência comprovada em ações de proteção e defesa civil;
b) localização regional, visando maior abrangência no estado;
c) maior idade;
d) maior titulação na área, comprovada por meio de certificados.

As dúvidas sobre a seleção dos interessados devem ser tratadas pelos contatos: gecae@defesacivil.sc.gov.br, fone: 48 36647029, das 13 às 19 horas.

O ingresso será no segundo semestre letivo de 2022, com início das aulas em 08 de agosto.

Sobre o curso

O profissional formado em Defesa Civil desenvolve – por meio de procedimentos administrativos, normativos e técnicos – a gestão de riscos e de desastres de forma estratégica, tática e operacional de forma integrada, sistêmica e multidisciplinar em todos os ciclos de Proteção e Defesa Civil: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação promovendo o desenvolvimento e continuidade de políticas públicas.

Carga horária: 810h, sendo 624 na modalidade EaD (77%) e 186 (23%) presencial.
Duração: 18 meses (3 semestres)
Leia mais sobre o curso aqui

O Técnico subsequente em Defesa Civil está presente no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT/MEC), que é um referencial normativo específico para subsidiar o planejamento dos cursos de educação profissional técnica de nível médio, incluindo as possibilidades de saídas intermediárias com certificações em qualificações profissionais.

Confira aqui o edital sobre o Processo seletivo.