O docente Leonardo Goulart Nunes, do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, participou de uma roda de conversa sobre o tema: “Acessibilidade e a importância dos cães-guia para as pessoas com deficiência visual”, na capital gaúcha. O evento foi promovido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em parceria com a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders).
O presidente da Faders, Marquinho Lang, destacou que o intuito do encontro foi encaminhar a formação de profissionais para atuar com cão-guia no Rio Grande do Sul. “Esse é um importante pontapé para um grande projeto que está surgindo para que tenhamos, em parceria com o Corpo de Bombeiros, uma escola de formação de adestradores e cães-guia em nosso Estado”, acrescentou.
Para o professor do IFC, Leonardo Goulart, que é treinador e instrutor de cães-guia, a iniciativa precisa ser reconhecida. “Tive uma grata surpresa em saber que os bombeiros têm disponibilidade para formar dois professores para repassar esse conhecimento. Sem dúvidas, a iniciativa permitirá ampliar o número de cães-guia, auxiliando muitos outros gaúchos”, concluiu.
O evento contou também com representantes do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul e outras entidades.
Texto com informações da Assembleia Legislativa do RS
Crédito das imagens: Fernando Gomes / ALRS.