Menu principal
 

IFC Camboriú apresenta resultados do Desafio intermodal Balneário Camboriú-Camboriú

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Na última quinta-feira, 19/09, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú realizou o “Desafio Intermodal Intermunicipal Balneário Camboriú-Camboriú 2024”. A atividade integra o Projeto Ciclobservatório IFC e reuniu diversas modalidades de transporte – como bicicleta, ônibus, moto, automóvel, carro de aplicativo e a pé – para determinar a eficiência de cada uma em tempo, emissão de poluentes, poluição sonora, gasto energético, custo financeiro, entre outras variáveis. “É uma metodologia utilizada por várias associações cicloativistas e também pelo projeto Ciclovida, da Universidade Federal do Paraná (UFPR)”, destacou a coordenadora do projeto, Roberta Raquel.

De acordo com a docente, o desafio simula um percurso “trabalho-casa”, por isso é realizado sempre no horário das 18h. Neste ano, a bicicleta foi o meio mais eficiente, com emissão zero de carbono e baixo consumo energético. “O tempo não é garantia de boa colocação, pois também são considerados os elementos de emissão de gases, de ruídos e custos envolvidos”, explicou a professora.

“O papel do IFC com o Desafio é produzir conhecimento. A ideia do projeto é fornecer informações e dados para que o poder público utilize para o bem comum, por exemplo, criando políticas públicas voltadas à mobilidade ativa (pedestres e ciclistas)”, ressaltou Roberta.

Segundo a coordenadora, a mobilidade precisa ser boa para sociedade e também para o meio ambiente. “Precisamos refletir sobre o impacto que a mobilidade individual motorizada provoca sobre o coletivo. Qual o impacto ambiental desse modelo? As mudanças climáticas que hoje percebemos são também frutos desse modelo. É preciso projetar a médio e longo prazo, considerando uma nova forma de se deslocar e viver a cidade.”, finalizou Roberta Raquel.

Confira aqui o relatório da atividade.