Menu principal
 

IFC Camboriú se destaca na 17ª MICTI com o maior número de trabalhos premiados

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

A 17ª edição da Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (MICTI), realizada no final de novembro no campus Blumenau da UFSC, consolidou-se como um dos maiores eventos multidisciplinares do Instituto Federal Catarinense (IFC). Concomitantemente, também ocorreram a 6ª Feira EPROMUNDO, que incentiva a cultura de inovação e empreendedorismo, e o 10º IFCultura, que valoriza a expressão artístico-cultural dos estudantes.

Este ano, a delegação do IFC Camboriú foi a maior do evento, com a participação de 44 estudantes e 15 docentes. “Tivemos um total de 33 trabalhos apresentados na MICTI, sendo 7 projetos no EPROMUNDO e 7 na mostra do IFCultura”, destacou o coordenador de Pesquisa e Inovação, Angelo Augusto Frozza.

Dos trabalhos apresentados pelo IFC Camboriú, seis foram premiados na MICTI, abordando temas variados como: sustentabilidade, ensino antirracista, balneabilidade, ensino da matemática, modernização nos processos da educação, entre outros. 

“Tivemos um número expressivo de trabalhos apresentados e premiados, o que evidencia o comprometimento de nossos alunos e docentes com o ensino, pesquisa e extensão”, ressaltou Angelo. 

Confira a lista de trabalhos premiados:

  1. Avaliação comparativa de três diferentes inóculos utilizados para acelerar o processo de decomposição dos resíduos orgânicos durante o tratamento anaeróbio
    Ariel Humberto da Rosa Bloemer (apresentador), Felipe Eduardo de Oliveira Pacheco, Joeci Ricardo Godoi, Michela Cancillier, Leticia Flohr, Viviane Furtado Velho.
  2. Ensino Antirracista: lacunas entre o que prevê a Lei 11.645/08 e o conhecimento dos alunos ingressantes nos cursos de licenciatura em Pedagogia e Matemática do Campus Camboriú sobre a cultura afro-brasileira
    Enayle Galvão de Matos Oliveira (apresentadora), Leisi Fernanda Moya, Degelane Córdova Duarte.
  3. Balneabilidade e Gastroenterites: estudo de caso em Balneário Camboriú e Florianópolis
    Maria Eduarda Backschat Lima (apresentadora), Melissa Bruch Jensen, Vinicius de Simas de Aguiar, Vitória Elicker Pereira, Letícia Rabelo.
  4. Matemática e Biologia: um olhar para o ensino-aprendizagem de probabilidade e genética por meio da álgebra
    Kemelly Suzuki Lin (apresentadora), Victória Giuliana Fonseca Quinzen Kopp, Marcus Vinicius Machado Caneiro, Araceli Gonçalves.
  5. Tecnologia e Educação: A Modernização dos Processos de Ensino, Pesquisa e Extensão no IFC Camboriú
    Pietra Schwalbert Lima (apresentadora), Luciane Grando Dorneles Ungericht, Daniel Fernando Anderle.
  6. Letramento Literário Antirracista: Experiência extensionista por meio de oficinas
    Daniele Soares de Lima, David Rocha da Silva (apresentador).

Sobre os eventos:

A MICTI é um evento científico multidisciplinar promovido pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), com o propósito de divulgar à comunidade interna e externa os resultados de projetos de Ensino, Extensão e Pesquisa desenvolvidos na instituição. O evento tem dentre suas finalidades instigar o intercâmbio técnico, científico, ambiental, social e cultural entre o IFC e as demais instituições de ensino, favorecendo as relações pessoais e profissionais; contribuir para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com a ciência e a tecnologia; e oportunizar a integração entre a comunidade externa e o meio acadêmico.

Já a Feira EPROMUNDO é um evento que proporciona a difusão da cultura da inovação e empreendedorismo junto aos acadêmicos, educadores, pesquisadores, extensionistas e comunidade externa. Além disso, leva ao conhecimento da comunidade os cursos, soluções e tecnologias desenvolvidas no âmbito do IFC. Também incentiva o estabelecimento de parcerias para o desenvolvimento de novos projetos alinhados às demandas dos Arranjos Produtivos, Culturais e Sociais Locais.

O IFCULTURA, por sua vez, é o festival cultural estudantil do Instituto. Qualquer estudante regularmente matriculado nos cursos técnicos ou de graduação do IFC pode participar, apresentando trabalhos artísticos nas seguintes modalidades: Artes Visuais, Dança, Música, Poesia e Teatro.