Menu principal
 

IFC Camboriú participa de processo do Balanço Ético Global da COP30

sexta-feira, 7 de novembro de 2025

O Núcleo de Gestão Ambiental (NGA) do Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú participou do processo do Diálogo Autogestionado do Balanço Ético Global (BEG), que será apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 – COP 30, em Belém (PA).

De acordo com a servidora e membra do Núcleo de Gestão Ambiental (NGA) do IFC Camboriú, Michela Cancillier, os diálogos foram realizados com estudantes dos cursos Técnico em Controle Ambiental e do Bacharelado em Agronomia. Ao todo, 79 alunos participaram das atividades, conduzidas pelo NGA.

“Durante os encontros, os participantes discutiram as perguntas orientadoras do BEG e refletiram sobre os desafios da sustentabilidade, apresentando contribuições, angústias e dúvidas sobre os caminhos da ação climática”, destacou Michela.

O BEG é liderado pelo Círculo do Balanço Ético da Presidência da COP30, constituído pelo Presidente do Brasil e pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, com apoio da Presidência da República, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Ministério das Relações Exteriores e da Secretaria-Geral da ONU para Ação Climática e Transição Justa.

As contribuições do IFC Camboriú e de outras instituições serão apresentadas no painel “Não deixar ninguém para trás: Governança Participativa e Agenda 2030”, organizado pela Itaipu Binacional, no dia 13/11, às 10h, durante a COP30, em Belém (PA).

O documento do campus, resultante do diálogo, foi encaminhado à Presidência da República, ao Secretário-Geral da ONU, António Guterres, à Presidência da COP30, ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e ao Ministério das Relações Exteriores.

Sobre os Diálogos Autogestionados

Os Diálogos Autogestionados tem por objetivo levar à COP30 uma síntese das contribuições da sociedade civil para fortalecer o compromisso global com a ação climática.

Texto com informações: BEG – COP30