Menu principal
 

IFC Camboriú participa do Congresso Brasileiro de Educação Especial e do Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial

sexta-feira, 7 de novembro de 2025

O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú esteve representado na 11ª edição do Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE) e no 14º Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (ENPEE), realizados de 1 a 4/11, em São Carlos (SP).

Servidores e estudantes do Mestrado em Educação e das Licenciaturas em Educação Especial Inclusiva e Pedagogia apresentaram trabalhos científicos e relatos de experiências desenvolvidos no campus, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

De acordo com a professora Magali Dias de Souza, a participação no congresso representou uma importante oportunidade de divulgação do conhecimento científico produzido no IFC e de intercâmbio com pesquisadores brasileiros e estrangeiros, ampliando as discussões e a construção coletiva de saberes no campo da educação especial.

“A apresentação de trabalhos é uma oportunidade de compartilhar ações desenvolvidas no âmbito do IFC Camboriú e de integrar-se a redes de pesquisa nacionais e internacionais, fundamentais para o aprimoramento e a divulgação das investigações e das práticas inclusivas”, destacou a professora Magali.

Trabalhos apresentados pelo IFC Camboriú:

Jogo Pedagógico e Desenho Universal: construindo percursos para trilhar o Jogo Caminhos do IFC-CAM – Isabela Finatto Ramos (Licenciatura em Educação Especial Inclusiva), orientação: Profa. Dra. Magali Dias de Souza.

Corpos invisibilizados? Gênero e deficiência: reflexões a partir de produções audiovisuais – Maria Eugenya Ferreira Pinto Durieux e Lenize Silva Arrojo (Mestrado em Educação), orientação: Profa. Dra. Magali Dias de Souza.

Materiais Pedagógicos Acessíveis e Adaptados: soluções inovadoras inclusivas – Kelly Paula dos Santos (Licenciatura em Educação Especial Inclusiva), orientação: Profa. Dra. Magali Dias de Souza.

Educação Inclusiva: interfaces entre o Desenho Universal para a Aprendizagem e a Ética do Cuidado – Priscila do Prado (Mestrado em Educação), orientação: Profa. Dra. Magali Dias de Souza.

O combate à Dengue sob a perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem: inclusão e educação – Tauana Ledi Flores da Silva (Mestrado em Educação), orientação: Prof. Dr. Airton Zancanaro.

A representação de personagem com deficiência nas obras A Camareira e O Grande Desafio – Jessica Almeida Oliveira Vasconcelos e Andrenara de Freitas Silva (Licenciatura em Educação Especial Inclusiva), orientação: Profa. Dra. Mirian Cardoso da Silva.

As contribuições de Vigotski na Revista Educação Especial da UFSM (2021–2024) – Samara Nascimento de Ramos e Paulo Antunes Maciel (Licenciatura em Educação Especial Inclusiva), orientação: Profa. Dra. Degelane Córdova Duarte.

Relato de Experiências acerca do Projeto de Extensão “Cuidando de quem cuida: olhar sensível e acolhimento para mulheres de famílias atípicas” – Thaíse Schramm e Samara Nascimento de Ramos (Licenciatura em Educação Especial Inclusiva), orientação: Profa. Dra. Débora de Fátima Einhardt Jara.

Projeto LIA: Leituras inclusivas e anticapacitistas – Profa. Dra. Mirian Cardoso da Silva.

A representação da pessoa com deficiência na literatura – Raphael Moreira Batista (Licenciatura em Pedagogia), orientação: Profa. Dra. Mirian Cardoso da Silva.

Caminhos formativos para o Atendimento Educacional Especializado: reflexões a partir de um Projeto de Extensão – Lenize Silva Arrojo e Maria Eugenya Ferreira Pinto Durieux (Mestrado em Educação), orientação: Profa. Dra. Magali Dias de Souza.

Sobre o evento

O Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE), promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos mais importantes fóruns de debate da área no país. O evento reúne pesquisadores, professores e estudantes de diversas regiões e de outros países, com o objetivo de divulgar, avaliar e integrar o conhecimento produzido sobre educação especial, além de fortalecer redes de apoio e colaboração científica.

O congresso busca discutir práticas, políticas e tecnologias educacionais voltadas à inclusão, promovendo o diálogo entre a produção acadêmica e o cotidiano das instituições de ensino que atuam com pessoas com deficiência, transtornos do espectro autista, altas habilidades e superdotação.