Menu principal
 

Atualizado em: 18 de março de 2022, às 17h25.

Prezados(as),

Primeiramente sejam bem-vindos (as) ao IFC – Campus Camboriú. Desejamos a todos(as) um excelente ano letivo de 2022.

Seguem abaixo algumas informações importantes: 

Vacinação:

Segue orientação para apresentação de comprovantes de vacinação, laudos/atestados médicos e comprovantes de testes negativos de COVID-19 pelos estudantes, conforme estabelece o Art. 4º da Portaria Normativa nº 05/2022 ASTEC/REIT.

O envio da comprovação de vacinação será realizado pelos estudantes dos cursos ofertados pelo IFC por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), diretamente pelo Portal Discente. Ao acessar o SIGAA, a funcionalidade de comprovação de vacinação estará disponível na página inicial ou ainda, no portal discente em Outros → Comprovante de Vacinação . No momento, a funcionalidade do cadastro está instável no sistema SIGAA. As declarações poderão ser enviadas a partir de segunda-feira, dia 07/03, e o prazo para regularização é 14/03.

Quatro opções estarão disponíveis para que o estudante possa informar a sua situação em relação à vacinação:

1. Totalmente vacinado com ou sem dose de reforço: deverá enviar o comprovante de vacinação e poderá assistir às aulas normalmente.

2. Vacinação Incompleta: deverá enviar o comprovante de vacinação onde conste a data da primeira dose. Poderá assistir às aulas normalmente, mas será acompanhado e cobrado na data da segunda dose a apresentação do comprovante.

3. 3. Não vacinado com justificativa técnica/médica: deverá enviar atestado/laudo médico. Esses alunos poderão protocolar solicitação de exercício domiciliar na RACI do campus, conforme estabelecido na Organização Didática dos cursos do IFC. Caso opte, poderá frequentar as aulas presencialmente no IFC sem a necessidade de apresentar  comprovação de teste negativo. * Orientação do Comitê de Crise, publicada no dia 11/03/22.

4. Não vacinado por opção: deverá apresentar comprovantes de testes negativos para adentrar as dependências do IFC, nos prazos definidos pela PN 05/02022 (a cada 5 dias úteis, com teste realizado nas últimas 72 horas). 

Os estudantes que não apresentaram comprovação de vacinação devem ser notificados a apresentar os comprovantes em até 5 dias úteis. Após esse período, deverá apresentar comprovantes de testes negativos para adentrar as dependências do IFC, nos prazos definidos pela PN 05/02022 (a cada 5 dias úteis, com teste realizado nas últimas 72 horas). 

O estudante que não participar das atividades em decorrência da não entrega de comprovantes de vacinação, laudos/atestados médicos e comprovantes de testes negativos,  está sujeito a reprovação por faltas e notas. Além disso, no caso de menores de 18 anos com ausência nas aulas, o Conselho Tutelar deve ser notificado para as devidas providências. A reavaliação dos auxílios financeiros e de ações de assistência estudantil também será realizada em decorrência da ausência em aulas, conforme estabelecido nos editais específicos. 

É obrigatório o uso de máscaras de proteção individual dentro da instituição (ambiente interno e externo).

Importante: trazer garrafa de água, pois os bebedouros estão desativados por conta das medidas de segurança estipuladas pelo Plano de Contingência do IFC.

Horário Escolar:

Para acessar o horário de sua turma na página do campus, clique aqui.

Confira aqui o horário das turmas com destaque em amarelo nas disciplinas que não estão sendo ofertadas neste momento, por conta da IN 90/2021. As aulas destas disciplinas serão repostas posteriormente de forma presencial ou ministradas remotamente, caso tenhamos liberação para tal. Estes horários poderão ser utilizados por outras disciplinas, neste caso os alunos serão informados previamente. 

SIGAA:

O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) informatiza os procedimentos da área acadêmica através dos módulos de graduação,  técnico e técnico integrado. Para acessar  o SIGAA clique aqui.

Este espaço possibilitará interação, onde alunos e professores através da Turma Virtual têm à disposição ferramentas on-line como chat, fóruns, download e upload de arquivos, tarefas e avaliações on-line. Neste sistema o estudante também tem acesso às suas notas, frequência, atestado de matrícula, entre outros. 

O SIGAA deve ser acessado regularmente e o e-mail informado no SIGAA é o contato da instituição com o aluno e responsáveis, portanto verifique regularmente este e-mail.

Para acessar o tutorial para cadastro discente no SIGAA, clique aqui.

Vídeo de orientação sobre o SIGAA: 

Calendário Acadêmico 2022:

Para estudantes do EJA-EPT clique aqui

Para estudantes do Ensino Médio Integrado clique aqui

Para estudantes do Ensino Subsequente clique aqui

Para estudantes do Ensino Superior clique aqui

Regulamento de Conduta Discente

O Regulamento de Conduta Discente do IFC estabelece as normas de conduta discente. Ele tem por objetivo assegurar as condições mais adequadas ao desenvolvimento humano, com o compromisso de formar cidadãos de direitos e responsabilidades, garantindo a plena participação e integração no processo acadêmico e de aprendizagem.

Você pode consultar a versão mais recente do Regulamento aqui.

APENAS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO:

Acolhimento discente:

As atividades de Acolhimento de 2022 estarão concentradas nas manhãs dos dias 7, 8 e 9 de Março de 2022. Separamos as atividades por ano, para dar conta do número de alunos e dos protocolos sanitários que continuam em vigor.

As turmas de cada ano terão um encontro com a Direção no Auditório Principal, conversa com os coordenadores do curso e uma volta pelo campus.

Também, ao longo dos três dias teremos atividades artísticas rolando no intervalo da manhã, contando com um palco aberto para quem quiser mostrar suas habilidades artísticas (promovido pelo pessoal da Parada Cultural – https://www.instagram.com/paradaculturalifccamboriu/) e a Tenda da diversidade promovida pelo NEGES (Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade).

A volta pelo campus vem para que vocês possam conhecer alguns dos diferenciais do IFC, alguns que mesmo os alunos mais antigos, podem não ter tido a oportunidade de visitar. Conhecerão parte da estrutura ambiental do campus, acompanhados por membros do NGA (Núcleo de Gestão Ambiental). Terão uma visita guiada ao Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia e  uma visita guiada à ao espaço do IFMaker e IFCria.

Ao longo da semana algumas turmas (principalmente do primeiro ano) também têm atividades programadas do CLIFC (Centro de Línguas) e as Rodas de Conversa com a Equipe de Orientação Pedagógica e Acompanhamento (OPA).

Para acessar o programa detalhado clique aqui

Material Escolar:

Não temos lista de material escolar. Alguns docentes solicitam materiais específicos, mas ele informará a vocês no dia da aula.

Uniforme: 

O IFC não produz uniformes. Os pais podem levar o modelo do campus para alguma confecção de sua preferência seguindo o modelo do link. http://www.camboriu.ifc.edu.br/uniformes/

Na primeira semana, os cursos de Agropecuária, Controle Ambiental e Hospedagem informam também uniformes específicos para as aulas práticas. 

No começo do ano costumamos ter algumas unidades para doação que os alunos formandos costumam deixar no SISAE (Serviço Integrado de Suporte e Acompanhamento Educacional) para ajudar a atender alunos que necessitem. 

Transporte Escolar:

A organização do transporte escolar é de inteira responsabilidade dos alunos e seus familiares. Não podemos fornecer informações de empresas específicas.

Contatos

DEPE – Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão: clique aqui

CGET – Coordenação Geral de Ensino Técnico: clique aqui

CGES – Coordenação Geral de Ensino Superior: clique aqui