Menu principal
 

Campus Camboriú comemora 70 anos de história na educação pública

terça-feira, 4 de abril de 2023

Um dia de muita história para contar. Mais de 400 pessoas lotaram o auditório nobre para participar das comemorações dos 70 anos do Campus Camboriú. Sim! 70 anos de muita história, sendo 55 como Colégio Agrícola de Camboriú (CAC) e 15 como Instituto Federal Catarinense (IFC).

A programação contou com a presença dos ex-diretores José Luiz Ungericht (gestão 1996 a 2004), Augusto Vitório Servelin (gestão 2004 a 2012) e Rogério Luís Kerber (gestão 2012 a 2019); autoridades do IFC, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); servidores, aposentados e estudantes do campus; prefeito e vereadores do município e da região, representantes do Conselho de Direito da Pessoa Idosa e da Defesa Civil de Santa Catarina; entre outras entidades.

Durante o evento, a diretora-geral do IFC Camboriú, Sirlei Albino, destacou a importância histórica do campus para a região e também agradeceu aos parceiros do IFC pelo trabalho em prol da educação pública, gratuita e de qualidade. Sirlei também ressaltou a crescente representação da mulher na instituição, sendo ela a primeira diretora a ser eleita na história do campus, e Sônia Fernandes, como a primeira reitora do IFC.

A reitora, em seu discurso, destacou o papel da política de Estado – na oferta da educação pública – possibilitando aos estudantes a oportunidade de ingressar em um Instituto com ensino público de qualidade referenciada. Sônia também ressaltou e agradeceu aos servidores a contribuição pela qualidade do trabalho prestado à instituição.

Na oportunidade, o prefeito da cidade, Élcio Rogério Kuhnen, falou sobre a qualidade de ensino presente no campus e a honra que é para o município ter uma instituição como o IFC presente em seu espaço. Os ex-diretores, por sua vez, relembraram das alegrias e dificuldades enfrentadas em cada gestão.

Durante a cerimônia foram homenageados os servidores aposentados nos últimos quatro anos, pela relevante contribuição à instituição.

Para falar sobre a contribuição do CAC e do IFC em suas vidas, o evento contou com a participação dos egressos Fernando Assanti (Técnico em Agropecuária/CAC), Tatiane Cristina da Silva (egressa do curso de Educação de Jovens e Adultos – EJA – e Licenciatura em Pedagogia/IFC), Heloíza Santos Jeziu (Técnico em Hospedagem/IFC) e Leonel Henschel (Técnico em Defesa Civil/IFC). Para finalizar o momento, a egressa do curso Técnico em Controle Ambiental/IFC, Gabriela Terra, que atualmente está fazendo mestrado na Universidade de Lausanne, na Suíça, enviou um vídeo em agradecimento ao trabalho realizado pela instituição.

Logo após o encerramento do evento, os convidados seguiram para o corte do bolo de 70 peças, simbolizando o aniversário do campus.

Conheça a história do Campus Camboriú, da criação como Colégio Agrícola de Camboriú à transformação para Instituto Federal Catarinense:

O Campus de Camboriú, até final de 2008, era denominado Colégio Agrícola de Camboriú (CAC). Foi fundado em 08 de abril de 1953, após um acordo firmado entre o Governo Federal e o Estado de Santa Catarina, publicado no Diário Oficial da União em 15 de abril de 1953.

Em 1962, iniciou as atividades pedagógicas, momento em que a Instituição ofertava o curso Ginasial Agrícola. Em 1965, foi criado o curso Técnico em Agricultura, que passou, em 1973, a ser chamado de Técnico em Agropecuária.

Primeiramente, a escola ficou sob a responsabilidade da Diretoria do Ensino Agrícola do Ministério da Agricultura. A parte didático-pedagógica, por sua vez, passou a estar vinculada à Secretaria de Ensino de 2° Grau do Ministério da Educação (MEC). O Decreto nº 62.178, de 25 de janeiro de 1968, transferiu a responsabilidade administrativa e financeira do Colégio para a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estando diretamente vinculado à Pró-Reitoria de Ensino, restringindo suas atividades de ensino ao 2º Grau Profissionalizante. Em 1990, o CAC passou a oferecer o curso Técnico em Agropecuária, na modalidade subsequente ao ensino médio.

Apesar de ser uma instituição nomeada como agrícola, a partir de 2000, passou a oferecer outros cursos nas áreas do conhecimento de: Informática e Meio Ambiente. Em 2003, percebendo a necessidade do mercado de trabalho local, passa a oferecer o Técnico em Transações Imobiliárias e, da mesma forma, a partir de 2008, o curso Técnico em Turismo e Hospitalidade.

No ano de 2007, foi implantado o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA).

No final de 2008, com o advento da Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, o Colégio Agrícola de Camboriú (CAC) foi transformado em um campus do Instituto Federal Catarinense, atendendo à chamada pública do Ministério da Educação para que as escolas agrícolas se tornassem institutos federais, possibilitando a ampliação da instituição.

A transformação trouxe a possibilidade de ofertar, além da qualificação profissional e nível médio, também cursos superiores e de pós-graduação. Com a mudança, surgiu o crescimento vertical do ensino.

Confira quais são os cursos ofertados pelo IFC Camboriú:

  • Cursos de qualificação profissional (Cuidados de idosos, Libras, Gestão de restaurantes e similares, Agente de proteção e defesa civil, entre outros);
  • Dois cursos da Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT): Agroindústria; Agente de Higiene e Segurança do Trabalho) ;
  • Quatro cursos de nível técnico integrado ao Ensino Médio (Técnico em Agropecuária; Técnico em Controle Ambiental; Técnico em Hospedagem e Técnico em Informática);
  • Quatro cursos subsequentes ao ensino médio (Defesa Civil – EaD; Segurança do Trabalho; Transações Imobiliárias; e Treinamento e Instrução de Cães-guia);
  • Seis graduações (Bacharelado em Agronomia; Bacharelado em Sistemas de Informação; Licenciatura em Matemática; Licenciatura em Pedagogia; Tecnologia em Negócios Imobiliários; e Tecnologia em Sistemas para Internet (EaD);
  • Duas pós-graduações latu sensu (Educação; Gestão e Negócios);
  • E um Mestrado acadêmico em Educação.

O campus Camboriú também avançou na questão do Ensino a Distância (EaD) e possui dois cursos nesta modalidade: o Técnico subsequente em Defesa Civil e a graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet.

Hoje, o IFC Camboriú possui mais de 2.500 alunos e, aproximadamente, 240 servidores e 50 terceirizados, que trabalham em prol da educação pública, gratuita e de qualidade.

Confira as imagens do evento: