Menu principal
 

*Atualizado em: 28 de setembro de 2020, às 16h19

O Comitê foi instituído no IFC no ano de 2017, pela Portaria 1.395 de 22 de maio de 2017, alterada pela 321/2018, estabelecendo que os Diretores-Gerais dos Campi constituíssem um comitê local próprio, contemplando todos os seus setores.

Neste contexto, o objetivo do Comitê Local é o de subsidiar a presença do Comitê nos Campi, sendo seu interlocutor para programar, manter, monitorar e revisar o processo de gestão de riscos, compatível com sua missão e seus objetivos estratégicos.  

Contato do Comitê

E-mail:  clgr.camboriu@ifc.edu.br

Processo SIPAC nº: 23350.001363/2020-40 

Composição do Comitê:

Loana de Moura Furlan – Matrícula nº 2376882

Cristalina Yoshie Yoshimura – Matrícula nº 1504842

Gilmar de Lorenzi – Matrícula n° 0393097

Juliana Grandi – Matrícula nº 2155093

Nelza de Moura – Matrícula nº 1812872

Sandra Rosabel Pereira – Matrícula nº 1160461

Angela Lidvina Schneider, Matrícula n°1828147

Documentos importantes:

Relatório de Gestão de Risco 2019


Perguntas Frequentes:
… É o conjunto de atividades que tem o objetivo de identificar potenciais riscos e adotar providências que minimizem seus impactos, se eles ocorrerem.
… Consiste em trabalhar de maneira preventiva. Considerar o que pode dar errado e trabalhar para evitar que esses riscos transformem-se em problema, pois quando o perigo se materializa em problema, pode ser bem mais difícil de resolvê-lo.
… Gerar mais eficiência, pois diminui o tempo que a gestão passa “apagando incêndios administrativos” e surpresas desagradáveis que causam prejuízos.
… Implantar procedimentos mínimos de identificação, monitoramento e controle de riscos institucionais, oportunizando uma visão antecipada da Administração.
…Sistematizar informações evitando que os conhecimentos sobre riscos se percam a cada mudança de gestão, aposentadoria ou afastamento de servidores.
… Todos os servidores são importantes no mapeamento dos riscos, já que os riscos são inerentes ao trabalho.
… Cada servidor tem um conhecimento prático e específico das suas atividades, podendo relatar quais atividades merecem uma “atenção” da Gestão em relação aos possíveis riscos que podem afetar a rotina de trabalho.
…A Gestão de Risco deve ser incorporada à rotina de trabalho de forma simples e prática, organizando e registrando o que já é feito ou deve ser feito.
… É colocar no papel situações, que caso aconteçam, possam causar um prejuízo ao nosso trabalho e, consequentemente, ao IFC, como: falhas operacionais ou deficiências de processos internos; danos à imagem e reputação, comprometendo a confiança da sociedade; confrontos de alterações legislativas ou normativas que comprometam as atividades; e situações que comprometam a capacidade do IFC obter recursos orçamentários para a realização de suas atividades
… Imagine você chegando num setor tendo acesso a um documento relatando o que poder “dar errado” e junto o que você deve fazer se isso acontecer?
… Ou que você precise executar atividades que não está habituado, mas que pela ausência imprevista de um colega de trabalho, terá que resolver. Não seria ótimo que seu colega tivesse mapeado os pontos mais críticos daquela atividade?
… Ou aquele problema que está acontecendo novamente depois de alguns anos. Como seria útil se estivesse anotado em um documento o que foi feito para solucionar, e se o resultado foi positivo ou negativo.
… Ao encontrar soluções para possíveis riscos estamos demonstrando que temos conhecimento sobre nossas atividades, de como executá-las de forma eficiente. Mas, além disso, estamos documentando e resguardando legalmente a Instituição, detalhando em cada fase as responsabilidades inerentes daquelas atividades.
… O Comitê Local de Gestão de Risco estará sempre à disposição. Você pode procurar um membro do Comitê Local diretamente (a Portaria de nomeação está na página do site do IFC – colocar link) ou enviar e-mail para clgr.camboriu@ifc.edu.br. Se preferir, também pode consultar o processo via SIPAC – 23350.001363/2020-40.
… Esta atividade deve acontecer paralela à rotina de trabalho, sendo apenas documentados os fatores que você considerar de relevante importância para a Instituição. E 1 vez ao ano será emitido um Relatório com a revisão/alteração do que já foi mapeado anteriormente, bem como a inclusão de novos pontos identificados.