Emoção e liberdade são aguardadas para o dia 10/12 (quinta-feira), às 19h, no auditório do Centro de Treinamento de Cães-guia. O evento, muito esperado por Roberto Conceição de Almeida Leite e Karen Aparecida Simas Resende, marca o início de uma nova trajetória de mobilidade para os dois cegos: o recebimento dos cães-guia Dexter e Orfeu, formados no curso de pós-graduação de Treinador e Instrutor de cães-guia, ofertado pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú.
A especialização é a primeira do Brasil e visa aumentar não somente a formação de profissionais na área, mas também o número de cães-guia atuantes no país.
Sobre o Projeto
O Projeto Cães-guia nasce como uma ação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). Apoiado pelo governo federal, o projeto foi incorporado ao Viver sem Limite – Plano Nacional para Pessoas com Deficiência.
Atualmente, outros seis Centros de Formação Treinadores e Instrutores de Cães-guia estão em fase de construção em seis Institutos Federais.
Crédito da foto: Centro de Treinamento de Cães-guia