Amanhã, 14/04, às 16h, no auditório do Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia, do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, acontece a primeira entrega de cão-guia destinado à reposição para a usuária Olga Solange Herval Souza, da capital gaúcha Porto Alegre. Pedagoga, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Olga não se deixou levar pelas dificuldades da baixa visão e sua trajetória sempre foi marcada pela atuação em entidades que lutam pelos direitos das pessoas com deficiência.
Seu novo companheiro de jornada, o cão-guia Darwin, é figura conhecida no campus Camboriú e, certamente, ajudará na rotina da professora na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e no Centro Universitário La Salle. Darwin, vale ressaltar, já frequentou muitas salas de aulas e reuniões no IFC, onde foi socializado pelo professor Paulo Fernando Kuss.
De acordo com o coordenador do curso de especialização lato sensu de Treinador e Instrutor de Cães-guia, Paulo Ricardo Garcia Martins, a entrega do cão para Olga cumpre os critérios de prioridade dos usuários – presentes no Cadastro Nacional de Candidatos à Utilização de Cães-guia – e que utilizavam a tecnologia assistiva, porém tiveram o falecimento ou aposentadoria dos cães. “A Olga é usuária há 11 anos e, em dezembro do ano passado, o seu cão-guia veio a falecer. Como já estava inscrita no Cadastro Nacional, motivada pela proximidade da aposentadoria do cão, Olga atendeu todos critérios da seleção, que prevê a reposição nos casos de vínculo de maior dependência em relação à assistência animal”, explicou Paulo.