Menu principal
 

IFC Camboriú conquista terceiro lugar em evento internacional de tecnologia

terça-feira, 31 de outubro de 2023

Pelo terceiro ano consecutivo, a equipe do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú foi premiada no Hack4Edu. Os estudantes e professores dos cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) e Tecnologia em Sistemas para Internet (TSI) conquistaram o terceiro lugar no evento, na categoria inovação, com o projeto “GARAI – Gamificación, metodología ABP y red neuronal para estimular y mejorar el rendimiento académico e inclusivo”. Ao todo, concorreram 10 países, com 30 instituições, 58 projetos e mais de 500 participantes. O evento foi realizado de forma híbrida (presencial e online), em Salamanca, na Espanha.

Confira quem integrou a equipe:

Estudantes: Filipe William Canello de Almeida (BSI), Igor Jair Laurindo Ribeiro (BSI), Carina Andrea Heredia (BSI), Nícolas Gabriel Rabello (BSI), Valeria Lucia Olivera Santana (BSI), Ademilton Amaro Mariano (TSI-Presencial), Braian Gabriel Antoniolli (TSI-Presencial), Roger Benevenutti (TSI-Presencial)
Professores orientadores: André Fabiano de Moraes e Rafael de Moura Speroni

De acordo com o professor Rafael de Moura Speroni, o trabalho apresentou a ideia de um aplicativo para auxiliar os docentes e gestores no desenvolvimento de uma educação mais igualitária aos estudantes, por meio de sistemas adaptativos e metodologias ativas de ensino. “O projeto aborda a integração da gamificação com a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na educação. Além disso, utiliza uma rede neural para analisar o rendimento individual dos estudantes, possibilitando a personalização das atividades educacionais, com uma interface lúdica e com recursos de acessibilidade”, explicou o docente.

Na visão dos orientadores do projeto, André Fabiano de Moraes e Rafael, a conquista comprova a contemplação de uma grade de conhecimentos e proporciona aos estudantes e colaboradores novas experiências com diferentes tecnologias. “Para os estudantes, a vitória traz novas perspectivas, maior empregabilidade e oportunidades para desenvolvimento da carreira”, destacaram os docentes. Já no âmbito institucional, a parceria com a Universidade de Salamanca abre possibilidades para futuras ações de cooperação internacional.

Sobre o evento

O Hack4Edu foi organizado pelo ProFuturo, um programa de educação digital da Fundación Telefónica e Fundación la Caixa, e da Universidad Pontificia de Salamanca (UPSA), com a colaboração da Red de Cátedras Telefónica e outras universidades participantes.

O IFC Camboriú participou também como um parceiro da organização do evento, que este ano teve como temática a educação digital e a inteligência artificial.