Menu principal
 

IFC Camboriú promove palestra sobre a cultura indígena na perspectiva da Lei nº 11.645/2008

segunda-feira, 19 de maio de 2025

No dia 20/05, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú promove a palestra A cultura indígena na perspectiva da Lei nº 11.645/2008, com Adriana Kaingang, primeira professora indígena da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento é gratuito e conta com a organização do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi).

A palestra será realizada no auditório nobre do campus e aberta ao público no dia 20/05, em dois horários: das 13h30 às 15h, e das 19h15 às 20h40.

Sobre a palestrante

Adriana Kaingang: Primeira professora indígena da Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC, no Departamento de História, atua principalmente no curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica. Coordenadora do Laboratório de História Indígena (LABHIN/UFSC), colaboradora com a revista fagtar (a força delas), integra a Cátedra Antonieta de Barros: Educação para a Igualdade Racial e Combate ao Racismo. Coordenadora dos projetos de extensão: LABHIN: 25 anos de história, Conexão Saberes Indígenas – UFSC, faz parte dos projetos de extensão: Uyruma.org: Museu digital de história indígena, 6ª ed. Ação Saberes Indígenas na Escola. Projeto de pesquisa: O fomento do artesanato indígena da Terra Indígena Xapecó em Ipuaçu/SC. Possui graduação em Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica pela UFSC. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela FAEL, graduada em História. Mestre em Antropologia Social pela UFSC, doutora em História também pela UFSC na linha de pesquisa em História Indígena, Etnohistória e Arqueologia.