
No dia 19/08, a partir das 19h30, o Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú promove a aula magna sobre o tema: “A importância da formação docente na mudança cultural da escola e na formulação de práticas inclusivas”, no auditório da instituição. O evento integra o primeiro encontro do curso de extensão gratuito “I Ciclo de Diálogos Inclusivos: estratégias para fortalecer a cultura de uma educação inclusiva”, promovido pela equipe de Atendimento Educacional Especializado (AEE) do campus, em parceria com o curso de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva e o projeto Rede Nacional de Formação Continuada de Professores (RENAFOR). A aula também faz parte da I Semana Acadêmica da Licenciatura em Educação Especial Inclusiva (LIEEI), que será realizada entre os dias 18 e 22 de agosto.
A aula magna “A importância da formação docente na mudança cultural da escola e na formulação de práticas inclusivas” será ministrada pela professora da Universidade Federal do Ceará (UFC – (PPGE-FACED), Francisca Geny Lustosa. A palestra é aberta ao público e gratuita.
Confira o currículo da palestrante:
Francisca Geny Lustosa
Pós-Doutora em Educação (PPGE/UERJ) e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-FACED/UFC), da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Faculdade de Educação. (FACED/UFC). Membro da Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (AIIIIPe). Coordenadora do Grupo Pró-Inclusão: Pesquisa e Estudos sobre Educação Inclusiva, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores/CNPq. Autora do Livro Inclusão: Olhar que ensina! (Editora UFC) e do Livro “Diálogos sobre diversidade e inclusão” (Seduc).
Sobre o curso
O “I Ciclo de Diálogos Inclusivos” propõe uma série de encontros formativos voltados à reflexão e à construção de práticas pedagógicas mais equitativas, acessíveis e representativas. Serão discutidos temas como acessibilidade, inclusão linguística, medicalização da educação, tecnologias assistivas, entre outros.
O curso é aberto ao público e gratuito, possui carga horária total de 21 horas e será certificado.
Inscrições até 19/08 pelo link: bit.ly/inscricaoIFCCAM
Confira a programação completa dos encontros:
19/08 (terça-feira) – 19h30
Aula Magna: A importância da formação docente na mudança cultural da escola e na formulação de práticas inclusivas
Profa. Dra. Francisca Geny Lustosa (PPGE-FACED/UFC)
Presencial| Auditório do IFC Camboriú
23/08 (sábado) – 9h
DUA na prática: estratégias para ensinar e incluir todos os estudantes
Profa. Jéssica Zagoto (IFC Camboriú)
Online
30/08 (sábado) – 9h
IA a serviço da inclusão – Prof. Dr. Lucas Spillere Barchinski (IFC Sombrio)
Entre números e sentidos: explorando o ensino de matemática com Tecnologias Assistivas para Deficiência Visual e TEA – Prof. Dr. Daner Silva Martins (IFRS)
Online
06/09 (sábado) – 9h
Estratégias Pedagógicas em contextos Comunicacionais – surdos, ouvintes e deficientes auditivos – Profa. Me. Ivana Lopes de Oliveira (IFC São Francisco do Sul)
A Importância do direito linguístico dos discentes surdos à Libras como Língua Materna – Prof. Me. Fabrício Ramos (IFSC Palhoça)
Online
13/09 (sábado) – 9h
Epidemia de laudos ou de diagnósticos? Uma análise crítica da medicalização da educação – Profa. Dra. Giuliana Mordente (UFRJ)
Online
20/09 (sábado) – 9h
Escola não é clínica – Profa. Dra. Bárbara Costa Andrada (UFRJ)
Online
06/10 (segunda-feira) – 19h30
Palestrante: Dra. Karla Garcia Luiz (IFSC) e Profa. Dra. Geisa Letícia Kempfer Böck (UDESC)
Presencial e online | Auditório do IFC Camboriú