
Nesta sexta-feira, 11/07, uma comitiva de servidores do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú participou de uma reunião na Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (SNDPD), em Brasília, para oficializar uma parceria: o Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia e Inclusão – do IFC – será responsável pela elaboração de um documento nacional com diretrizes sobre o uso de cães de assistência no Brasil.
De acordo com a diretora-geral do IFC Camboriú, Sirlei Albino, o material técnico terá o prazo de 60 dias para entrega e contribuirá diretamente para políticas públicas de inclusão e acessibilidade no país.
Criação de novos cursos
Além da construção do documento, a equipe do campus também apresentou a proposta de criação de dois novos cursos: Técnico em treinamento de cães de assistência e o Técnico em serviços assistidos por animais. “Nosso campus tem consolidado um trabalho técnico e social de referência na América Latina. Contribuir com a formação profissional em áreas voltadas à inclusão é mais do que uma responsabilidade institucional — é um compromisso com a transformação social.”, ressaltou a diretora-geral.
O IFC Camboriú será o responsável por definir a estrutura dos cursos, que devem ser apresentados para inclusão no Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos (CNCT) até o final de 2025. Após a aprovação, será iniciada a elaboração dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) e a oferta da primeira turma.
Participaram da reunião:
- Sirlei de Fatima Albino – Diretora-geral do IFC Camboriú
- Ana Paula Feminella – Secretária Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (SNDPD)
- Sérgio Nascimento – Diretor-substituto na Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (SNDPD)
- Leonardo Tribst – Coordenador na Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (SNDPD)
- Tauvana Yung – Consultora na Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (SNDPD)
- Rogério Luís Kerber – Coordenador geral do Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia e Inclusão – IFC Camboriú
- Lenara Bernieri – Coordenadora administrativa do Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia e Inclusão – IFC Camboriú
- Ivani Cristina Voos – Professora de Atendimento Educacional Especializado – IFSC em cooperação técnica com o IFC