
A professora Isadora Balsini Lucio, do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, teve o artigo “Iniciação Científica: contribuição para a formação humanizadora e técnica e desempenho acadêmico de estudantes do ensino técnico integrado ao ensino médio” publicado na Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. O estudo é resultado de sua monografia na especialização em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), sob a orientação da professora Fátima Peres Zago de Oliveira.
A pesquisa, realizada com estudantes da disciplina de Iniciação Científica, ofertada como componente curricular nos cursos de Ensino Médio Integrado do IFC Camboriú, teve como base uma proposta de observação e intervenção pedagógica. “Durante o processo, os estudantes foram acompanhados na elaboração de uma revisão de literatura, considerando o planejamento previsto no plano de ensino da disciplina”, ressaltou a docente.
De acordo com Isadora, os resultados apontam que a inserção dessa disciplina no currículo contribui de forma significativa para o desenvolvimento da autonomia acadêmica e para a formação humanizada dos estudantes.
Confira o artigo aqui.