
O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú realizou, de 25 a 29 de setembro, a XVI Feira de Iniciação Científica e Extensão (FICE). De acordo com a diretora de ensino, pesquisa e extensão, Luciane Grando Dornelles Ungericht, o evento consolida o tripé ensino, pesquisa e extensão, envolvendo estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, subsequentes, Educação de Jovens e Adultos (EJA), graduação e pós-graduação.
A coordenadora de extensão, estágios e egressos, Dávila Carolina Inácio, destacou a relevância e o crescimento da feira. “A 16ª FICE reuniu 201 trabalhos, sendo 10 de escolas de ensino fundamental I e II oriundas de municípios da região. Tivemos também um aumento considerável de 68 para 98 trabalhos do ensino superior e a consolidação no ensino médio em que os índices se mantiveram”, afirmou.
De acordo com a diretora-geral Sirlei Albino, a ideia do evento surgiu em 2006, quando ainda era denominada Mostra de Iniciação Científica e Extensão (MICTI). “Como a MICTI se tornou institucional, o campus criou a FICE. Não tenho dúvida que é um evento como este que consolida o conhecimento acadêmico”, ressaltou.
Encerramento e premiação
O encerramento da programação foi marcado por apresentações culturais e pela premiação dos melhores trabalhos. Confira aqui a lista dos premiados.
Sobre a FICE
A FICE tem como objetivo divulgar trabalhos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos por estudantes do Ensino Fundamental II, Médio Técnico Integrado/Subsequente, Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) e Graduação, além de servidores do IFC.
O evento também busca estimular a formação de futuros pesquisadores, por meio do compartilhamento de experiências e da socialização de projetos.
Confira a matéria sobre o evento:
Créditos: Edson Eduardo dos Santos Tavares (BSI), Raquel Welter (BSI), Marília Massochin (Cecom/Camboriú)
Trabalhos entrevistados (em ordem de entrevista):
Técnico Integrado ao Ensino Médio
Microplástico extensão educa
Autores: Ana Rosa de Paula Saibro, Dominik Leon Yohan Trujillo Vargas, Isabela Mannes Luiz. Orientadora: Cristalina Yoshimura.
Educação de Jovens e Adultos (EJA) – EPT
Vozes que leem, escrevem e florescem: relato de experiência do Clube de Leitura Fridas e Lidas na EJA-EPT
Autora: Izabel Garcia de Campos. Orientadora: Daniele Soares de Lima.
Técnico Subsequente em Defesa Civil EaD
Aprovação de loteamentos em área de risco: estudo de caso do loteamento Jardim Europa na cidade de Camboriú – SC.
Autora: Camila Rigo Seffrin. Orientador: Gilmar Bolsi
Graduação – Licenciatura em Matemática
Bingo matemático: revisão de operações matemáticas no contexto do PIBID. Autores: Alexsandro Henrique dos Santos, Jaqueline Maria Castro Rodrigues. Supervisor: Júlio Cesar Medeiros Filho. Orientadora: Melissa Meier.