Menu principal
 

IFC Camboriú promove palestra sobre práticas anticapacitistas no ambiente escolar

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

No dia 06/10, a partir das 19h30, o auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú recebe a palestra “Práticas anticapacitistas no contexto escolar”, com a psicóloga do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Karla Garcia Luiz, e com a professora da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), Geisa Letícia Kempfer Bock. A palestra é aberta ao público e gratuita.

O encontro será um espaço para reflexão sobre os desafios e as possibilidades de promoção de práticas educativas mais inclusivas, que contribuam para o enfrentamento do capacitismo no contexto escolar.

O evento é uma realização da equipe de Atendimento Educacional Especializado (AEE) do campus, em parceria com o curso de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva e com a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores (RENAFOR)

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas no dia do evento, por meio de QR codes que ficarão disponíveis no auditório.

Confira o currículo das palestrantes:

Karla Garcia Luiz

Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Santos, mestra e doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora associada do Núcleo de Estudos da Deficiência (NED/UFSC). Pesquisadora parceira do IFF/Fiocruz/Rio. Conselheira e pesquisadora do Instituto Cáue – Redes de Inclusão. Foi membro do Grupo de Trabalho Interministerial da Avaliação Biopsicossocial da Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Compôs a delegação brasileira na 18ª Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (COSP18) na ONU/NY. É servidora pública federal no cargo de psicóloga do IFSC. É mãe e ativista com deficiência na área dos Estudos Feministas da Deficiência.

Geisa Letícia Kempfer Bock

Professora Associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no Laboratório de Educação Inclusiva (LEdI) do Centro de Educação a Distância (CEAD). Coordenadora da Pós-Graduação da UDESC. Professora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI e do Doutorado em Educação no PPGE/FAED/UDESC. Líder do grupo de Pesquisa Educação, Arte e Inclusão (UDESC), membro do grupo de pesquisa OPEN – Observatório de Políticas Curriculares e Educação Inclusiva (UDESC) do Núcleo de Estudos sobre Deficiência – NED (UFSC). Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Educação e Formação de Educadores pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2004), e doutorado no programa de pós-graduação em Psicologia da UFSC.