Menu principal
 

IFC Camboriú promove palestra sobre formação docente e cultura da inclusão com representante do MEC

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú promove, no dia 20/10, a partir das 19h, no auditório nobre do campus, a palestra “A importância da formação docente e de gestores para mudança e fortalecimento das práticas educacionais e da cultura da inclusão”, com o professor Marco Melo Franco, coordenador-geral de Política Pedagógica da Educação Especial (CGPEE/DIPEPI/SECADI) do Ministério da Educação. O evento será transmitido no canal do IFC Camboriú no Youtube.

O evento é voltado a estudantes dos cursos de licenciatura e mestrado, além de profissionais da educação das redes de ensino da região.

Para participar, basta fazer a inscrição gratuitamente pelo link: https://bit.ly/palestrasifc

Assista ao evento em: youtube.com/watch?v=SNXFCmo6UZ0

Confira o currículo do palestrante:

Professor Dr. Marco Melo Franco, Coordenador-geral de Politica Pedagógica da Educação Especial – CGPEE/DIPEPI/SECADI/Ministério da Educação; Tema: A Importância da Formação Docente e de Gestores para Mudança e Fortalecimento das Práticas Educacionais e da Cultura da Inclusão. informações no card também.

Possui graduação em Pedagogia (Faculdade de Educação / UFMG-1998), especialização em Neurociências (Instituto de Ciências Biológicas / UFMG-2012), mestrado em Educação (Faculdade de Educação / UFMG-2002) e doutorado em Ciências da Saúde, com ênfase em Saúde da criança e do adolescente (Faculdade de Medicina / UFMG-2009). Professor Associado do Departamento de Educação (DEEDU/UFOP) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFOP) do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Coordenador-geral de Política Pedagógica da Educação Especial – CGPEE/DIPEPI/SECADI/Ministério da Educação.

Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas na Alfabetização e na Inclusão em Educação (NEPPAI/CNPQ). Membro da diretoria (Gestão colegiada) do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica – 2020/2021 (OIIIIPe/CNPQ).

Membro do conselho fiscal da Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (AIIIIPE). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Membro da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF).

Áreas de interesse e experiência: Práticas educacionais, processos de ensino e aprendizagem e formação de professores nas áreas da Educação Especial na Perspectiva da Inclusão em Educação e da Alfabetização nos anos iniciais.