
O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, coordenador nacional do curso, publicou hoje, 17/10, a terceira chamada para o Técnico Subsequente ao Ensino Médio em Defesa Civil (EaD). Os candidatos(as) aprovados(as) nesta etapa devem enviar os documentos de matrícula de 17/10 a 21/10, atentando-se aos prazos para garantir a vaga. Pioneiro no Brasil e o único credenciado pelo Ministério da Educação (MEC), o curso, ofertado desde 2015, ganha abrangência nacional com cinco Institutos Federais (IFs) participantes, totalizando 950 vagas.
Locais de oferta e vagas
- IFAP – Campus Macapá/AP
- IF Fluminense – Campus Macaé/RJ
- IFG – Campus Senador Canedo/GO
- IFPI – Campus Teresina/PI
- IFPR – Campus Curitiba/PR
As listas de aprovados em terceira chamada já estão disponíveis para consulta nos cinco Institutos Federais (IFs) participantes. Confira:
Expansão nacional
A ampliação do curso foi viabilizada por meio de parceria entre o IFC e os Ministérios da Educação (SETEC/MEC), da Integração e do Desenvolvimento Regional (SEDEC/MIDR) e da Justiça e Segurança Pública (FDD/MJSP). Segundo a coordenadora nacional, Cleonice Beppler, a iniciativa visa profissionalizar as Defesas Civis em todas as esferas (municipal, estadual e distrital) e ampliar o acesso a uma formação técnica gratuita com certificação federal.
Sobre o curso
Com duração de 1,5 anos, o curso prepara profissionais para atuar na gestão de riscos e desastres, cobrindo todas as fases do ciclo da proteção e defesa civil: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. A modalidade é EaD, com 80% das aulas a distância e 20% presenciais, realizadas a cada dois meses nos campi escolhidos pelos alunos. As aulas começam em 22/10.