
O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú realiza, no dia 22/10, às 19h, no canal oficial do IFC no YouTube, a aula magna do curso Técnico Subsequente em Defesa Civil (EaD). O evento marca o início da expansão nacional do curso, que passa a ser ofertado por meio de parceria com cinco Institutos Federais: IFAP (Macapá/AP), IF Fluminense (Macaé/RJ), IFG (Senador Canedo/GO), IFPI (Teresina/PI) e IFPR (Curitiba/PR).
Neste primeiro momento, estão sendo ofertadas 950 vagas, distribuídas entre os polos citados. As vagas são destinadas tanto ao público em geral quanto aos servidores das Defesas Civis municipais, estaduais e federal.
Pioneiro no Brasil e único curso técnico em Defesa Civil credenciado pelo Ministério da Educação (MEC), o programa é coordenado nacionalmente pelo IFC Camboriú desde 2015 e agora ganha abrangência nacional. A formação tem como objetivo profissionalizar as Defesas Civis municipais, estaduais e distritais, ampliando o acesso à educação técnica gratuita e de qualidade.
De acordo com a coordenadora nacional do curso, professora Cleonice Beppler, a expansão representa um avanço importante na consolidação das políticas públicas voltadas às ações de prevenção, preparação e resiliência, com foco na gestão de riscos, educação e profissionalização na área. “Essa é uma formação que une teoria e prática, preparando profissionais para atuar em todas as etapas do ciclo da proteção e defesa civil — da prevenção à recuperação”, destaca.
A ampliação do curso foi viabilizada por meio de parceria entre o Instituto Federal Catarinense (IFC), a Casa Civil da Presidência da República, os Ministérios da Educação (SETEC/MEC), da Integração e do Desenvolvimento Regional (SEDEC/MIDR) e da Justiça e Segurança Pública (FDD/MJSP).
Acompanhe a aula magna ao vivo em: https://bit.ly/auladefesacivil
Sobre o curso
O curso Técnico Subsequente ao Ensino Médio em Defesa Civil (EaD) tem duração de 1,5 anos e tem como objetivo formar o profissional para fazer gestão de riscos e gestão de desastres, isto é, atuar com procedimentos administrativos, normativos e técnicos nas fases de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação do ciclo da proteção e defesa civil, conforme preconizado na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.
O Técnico Subsequente em Defesa Civil é GRATUITO e ofertado na modalidade de Educação a Distância (Ead), sendo 80% das aulas ministradas de forma EaD e 20% no formato presencial, com atividades a cada dois meses no campus selecionado pelo candidato no momento da inscrição.