
A docente do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, Alessandra Farias Millezi, participou do 33º Congresso Brasileiro de Microbiologia, com o tema central: “A microbiologia no contexto das mudanças climáticas e da inteligência artificial”. O evento foi realizado na última quinzena de novembro, em Aracajú (SE).
Durante o Congresso, o campus apresentou quatro trabalhos: “Anis estrelado para o controle de Staphylococcus aureus”, “Bioprospecção antimicrobiana de Thymus vulgaris contra Salmonella enterica sorovar Heidelberg isolada de frango de corte”; “Controle de Salmonella enterica Heidelberg com timol” e “Biofilmes formados por Staphylococcus aureus isolados de casos clínicos e subclínicos de mastite bovina”.
De acordo com Alessandra, os trabalhos foram desenvolvidos em parceria com os professores Marcella Zampolli de Assis (IFC Araquari) e Hewerton Enes de Oliveira (IFC Blumenau), com a participação dos estudantes do curso de Bacharelado em Agronomia (IFC Camboriú): Gustavo Henrique Kirchhein Valiati, Letícia Andrin Antunes Moreira e Arthur Pedro Bedin; além do egresso do Programa de Pós-graduação em Produção e Sanidade Animal (PPGPSA), Jhonatan Sperandio, e da mestranda Adriana Guimarães, do mesmo Programa.
“Além do financiamento de bolsas de iniciação científica pelo CNPQ e IFC, as pesquisas são desenvolvidas com apoio financeiro proveniente de projetos aprovados na Fapesc”, ressaltou a docente.
Segundo a professora Alessandra, a participação no Congresso também proporcionou encontros com docentes de diversas instituições, como a Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “Tivemos a oportunidade de dialogar sobre futuras colaborações e fortalecer redes de pesquisa. Visitamos o Laboratório de Ensaios Farmacêuticos Toxicidade da Universidade Federal de Sergipe, com o objetivo de estabelecer parcerias em projetos que atendam especialmente ao Programa de Pós-Graduação em Produção e Sanidade Animal do IFC”, destacou a docente.
Sobre o CBM
O CBM é um dos eventos científicos nacionais mais importantes, sendo realizado a cada dois anos, com ampla abrangência de modo a atender não apenas a comunidade científica, mas também estudantes de graduação e pós-graduação, setores da sociedade civil e do governo, empresas que atuam na área de microbiologia e a sociedade brasileira em geral.
Crédito das imagens: Alessandra Farias Millezi

