Resultado do PPGE-IFC na Avaliação Quadrienal CAPES 2021–2024
O PPGE IFC alcançou nota 4 na Avaliação Quadrienal CAPES 2021–2024. Um feito que contou com a participação efetiva de todas/os: egressos/as, acadêmicos/as, profissional técnico e professores/as do Programa e da Reitoria, de ontem e de hoje.
Este resultado diz dos esforços empreendidos por esse coletivo ao longo dos 6 anos de processo avaliativo (ciclos avaliativos maio/2019 a dezembro/2020 e janeiro/2021 a dezembro/2024), e que revela o desenvolvimento de uma
formação e produção científica comprometida com a qualidade da educação brasileira, que atende aos critérios da Área de Educação, atingindo bons percentuais que resultaram bons conceitos. A avaliação quadrienal evidenciou que o PPGE IFC “[…] apresenta uma boa qualidade nas pesquisas e nos trabalhos de conclusão do curso, com potencial
crescimento na produção discente e dos egressos. Há uma boa atuação e impacto acadêmico dos seus egressos e um potencial crescimento da produção docente” (CAPES-SUCUPIRA, 2025, p. 7).
Há que considerar aqui que tais resultados foram atingidos mesmo vivendo um período atravessado pela crise pandêmica do coronavírus, pelo severo processo de desmantelamento das políticas para a educação pública superior brasileira, em especial, quando enfrentamos cortes e bloqueios orçamentários. Vivemos também a perda de um amigo – professor e coordenador do Programa. Foram percalços os quais serviram para nos fortalecer e para nos reinventarmos, traçando percursos feitos de memórias, afetos, manifestações de solidariedade e encontros. Percursos
construídos no intervalo entre o Programa que temos e o Programa que sonhamos.
No ínterim entre o passado que persiste e o futuro que insiste em nascer a cada dia, a nota 4 do PPGE IFC nos diz da possibilidade de alçar novos voos. Ou, como dito por Fernando Pessoa, de nos lançarmos a um “tempo de travessia”
… a travessia para o doutorado. Tempo de ousar para não ficar “à margem de nós mesmos”. De nos projetarmos à utopia para não deixarmos de caminhar (Galeano).
Este processo avaliativo vivido nos diz que somos muitos em cada um e, nesse encontro das diferenças, inscrevemos
e escrevemos um Programa de Pós-Graduação em Educação por inteiro. Assim, agora deixamos aqui nosso agradecimento à todos e o convite para seguirmos nessa caminhada, juntos, firmes e fortes, afinal…
Todos juntos somos fortes
Somos flecha e somos arco
Todos nós no mesmo barco
Não há nada pra temer
(Chico Buarque).
Seguimos comprometidas/os com o fortalecimento da Pós-Graduação em Educação.
Muito obrigada/o!