Menu principal
 

Modo de preparo dos chás

Infusão:

A água fervente é colocada sobre a planta em um recipiente que deverá ser abafado por 10 a 15 minutos. Após este procedimento, o líquido deverá ser coado. As partes das plantas mais utilizadas neste tipo de preparo são as flores e folhas (esta técnica preserva os óleos essenciais das plantas.

Cozimento ou decocção:

A planta é colocada juntamente com a água para ferver. O tempo de fervura ou cozimento pode chegar até 20 minuto, de acordo com a parte da planta a ser utilizada, espécie ou principio ativo. Após este procedimento o chá deve ser coado. As partes das plantas mais utilizadas para este tipo de preparo são rizomas, cascas, sementes e folhas coriáceas (grossas ou duras).

Xarope:

O xarope é uma preparação onde os princípios ativos das plantas são dissolvidos em água e açúcar aquecidos. Segundo Martin (2005), podem ser utilizados contra tosses, dores de garganta e bronquite, não sendo recomendados para diabéticos. No IFC – Campus Camboriú a produção deste ocorre na Agroindústria Vegetal, onde para sua confecção é utilizada quatro espécies de plantas medicinais retiradas do Relógio Medicinal do Campus, sendo que estas são produzidas agro ecologicamente.
As plantas utilizadas para confecção do xarope medicinal feito no IFC-Campus Camboriú são: Gengibre (Zingiber officinale), Poejo (Cunilamicrocephala), Hortelã (Mentha spicata) e Guaco (Mikania glomerata).