Grupo de Ações Preventivas em Segurança Escolar (GAPSE) realiza primeira reunião de trabalho

quinta-feira, 13 de abril de 2023

Na última terça-feira, 11/04, o auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú recebeu a primeira reunião do Grupo de Ações Preventivas em Segurança Escolar (GAPSE). Mais de 300 pessoas participaram do evento, entre integrantes de escolas públicas e privadas, servidores, associações, Polícia Civil e Militar, Bombeiros, Poder Legislativo e Executivo, Promotoria, entre outras representações do município.

O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, em parceria com a Prefeitura municipal, criou o Grupo de Ações Preventivas em Segurança Escolar (GAPSE) para discutir, fomentar e elaborar propostas, visando à segurança das instituições de ensino da cidade e de seus integrantes: crianças, adolescentes, adultos e trabalhadores da educação.

Durante o primeiro encontro, a diretora-geral do IFC Camboriú, Sirlei de Fátima Albino, destacou a importância de discutir – em grupo – as ações, propostas e parcerias. “Nós não precisamos ser somente espectadores do que está acontecendo, nós precisamos ser protagonistas. Como instituições de ensino precisamos analisar o nosso papel e trabalhar também a saúde mental da nossa comunidade escolar. Vamos focar o grupo na urbanidade, nas nossas relações e nas ações preventivas para segurança escolar. Iremos discutir e debater juntos as ações”, ressaltou.

Durante a reunião, o prefeito municipal, Élcio Kuhnen, apresentou as medidas que serão implementadas pelo município e também as que já estão em execução: policiamento nas escolas, aumento dos muros, capacitação dos profissionais em segurança escolar, instalação de câmeras de segurança, programa de monitoramento de transporte escolar, entre outros aspectos.

O encontro contou também com a participação da promotoria de justiça da cidade, da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria da Educação, Secretaria de Proteção e Defesa Civil e Conselho Tutelar.

Segundo Sirlei Albino, a reunião foi a base para as primeiras tratativas. A partir de agora, as instituições farão novos encontros para estabelecimento de procedimentos a serem adotados na construção de um plano de ação para prevenção, mitigação e atuação, visando coibir a violência nas instituições de ensino.

Confira as imagens: