Menu principal
 

*Atualizado em: 14 de novembro de 2025, 11h05

O Projeto tem por objetivo promover a inclusão social produtiva de pessoas egressas do sistema prisional e suas famílias, a partir da celebração de parcerias com instituições da Rede Federal.

Para o Ciclo 2 do Projeto Alvorada, o IFC – Campus Camboriú apresenta o Curso de Qualificação Profissional em Operador de Computador. Em um mundo cada vez mais digital, o curso contempla conhecimentos básicos essenciais, frequentemente exigidos no mercado de trabalho. A formação está estruturada em disciplinas que abrangem desde noções básicas de informática até o uso de programas de edição de texto, planilhas e navegadores, com ênfase no uso seguro e consciente das tecnologias digitais. O conteúdo foi pensado para as demandas do cenário local, em que setores como comércio e serviços podem se beneficiar de uma força de trabalho capacitada e motivada. Além da qualificação técnica, o curso abrange disciplinas propedêuticas que visam democratizar o acesso à cultura geral, ao letramento e à educação científica e tecnológica.

A execução do Projeto Alvorada contribui para promover o Curso nas seguintes dimensões:
● Aquisição de recursos didáticos e tecnológicos: permite que os alunos estudem com acesso à material didático adequado e pratiquem com ferramentas atualizadas que encontrarão no mercado de trabalho;
● Apoio psicossocial: integração de apoio de assistentes psicossociais, favorecendo a adaptação dos egressos ao ambiente educacional e incentivando seu desenvolvimento emocional e social, o que é fundamental para a reintegração.
● Acompanhamento pedagógico: apoio de mentores e educadores capacitados durante todo o programa para acompanhar, qualificar e orientar os alunos, promovendo o desenvolvimento das habilidades necessárias e cumprimento dos objetivos do projeto.
● Parcerias com o mercado: facilitação de parcerias com entes públicos e privados, promovendo oportunidades de estágio e empregabilidade.
● Oferta de incentivo: recursos financeiros diretos e indiretos aos discentes, com o objetivo de garantir as condições materiais mínimas necessárias para a permanência e êxito no curso.

Confira aqui o Plano de Trabalho completo.

Coordenadora: Letícia Lenzi

E-mail para contato: projetoalvoradaifc@gmail.com

Documentos

Confira aqui o extrato de Termo de Execução Descentralizada

Termo aditivo ao TED n°29937117/2024