EMISSÃO DE DECLARAÇÃO NEGATIVA DE DÉBITO (NADA CONSTA)
Orientações para a emissão do documento de Negativa de Débito
A negativa de débito é um documento emitido pela Biblioteca para informar que o usuário está com a situação regular (sem materiais emprestados e débitos pendentes) no setor. A negativa de débito (nada consta) poderá ser emitida pelo próprio usuário por meio do Meu Pergamum (passo a passo abaixo) ou solicitada diretamente no e-mail da biblioteca a qual o usuário está vinculado.
A negativa de débito é amparada legalmente pela Lei 12.007, de 29/07/2009 e está prevista no Regulamento das Bibliotecas do IFC.
PASSO A PASSO PARA EMISSÃO DE DECLARAÇÃO NEGATIVA DE DÉBITO PELO USUÁRIO
Passo 1: Acessar o Meu Pergamum, inserir o número de matrícula e senha da Biblioteca. Caso tenha esquecido a senha, digitar o número de matrícula (se for estudante) ou SIAPE (se for servidor) e clicar no link “Esqueci minha senha” que será enviada uma mensagem para o e-mail cadastrado na biblioteca com um link que permitirá criar a nova senha. A senha criada deverá conter de quatro a seis dígitos numéricos.
Passo 2: Na aba “Empréstimo”, selecionar a opção Declaração de nada consta.
Passo 3: A declaração de negativa de débito (nada consta) será emitida pelo Sistema Pergamum, caso não haja débitos e/ou empréstimos pendentes.
Após a emissão da declaração de nada consta, o usuário ficará impedido de realizar empréstimo na biblioteca.