O inventário de acervo de materiais bibliográficos é uma tarefa periódica realizada na Biblioteca que consiste na conferência de informações de itens como livros, teses, periódicos e outros, que estão organizados no espaço físico da biblioteca e registrados no Sistema Pergamum, bem como o processo reverso.
Tutoriais e Documentos sobre Inventário
Tutorial para Reposição de acervo
Tutorial para fazer Termo Circunstanciado Administrativo – Corregedoria IFC
Orientação para avaliação de livros do inventário de 2020
Passo a Passo para realização do inventário
Instruções: Utilizar computadores com o sistema operacional Windows e Planilha eletrônica Libre Office Calc Versão 4.2.0.4, conforme modelo no link Planilha para coleta de dados para utilizar no Inventário;
Passo 1: Numerar a planilha com cada face das estantes, de forma sequencial e que cada face seja salva em um arquivo diferente;
Passo 2: Ler os códigos de barras dos materiais bibliográficos;
OBS: Caso use o leitor de código de barras, o código deve seguir automaticamente para a próxima célula abaixo depois de cada leitura. Se o código for digitado manualmente, deve ser posicionado na próxima célula, antes de continuar a utilizar o leitor.
Passo 3: Na coluna C (Situação) será exibida a situação do código, com a Informação OK. Caso haja algum erro de leitura do código, será exibido a informação Verificar.
Passo 4: Conferir o número do código de barras que consta na planilha com o código de barras do material bibliográfico. Caso exista algum erro de código, corrigir o mesmo na planilha e digitar um OK e por fim, separar o material para troca de etiqueta. Se o número do código de barras tanto na planilha quanto no material bibliográfico estiverem iguais, e mesmo assim for recusado pela planilha, separar para verificação manual no cadastro de exemplar do Sistema Pergamum.
OBS: Quando a coluna da célula A estiver vazia aparecerá a mensagem de Erro 502. As colunas marcadas em amarelo contém a fórmula de verificação e não devem ser alteradas.
Passo 5: Após realizar a leitura de todos os códigos de barra, copiar a coluna dos códigos para um arquivo TXT no bloco de notas;
Passo 6: Abra o bloco de notas (Notepad) do Windows.;
Passo 7: Selecionar a coluna A inteira da Planilha, use o comando Copiar, para copiar o conteúdo
Passo 8: Colar o conteúdo no bloco de notas;
Passo 9: Salvar o arquivo do Bloco de notas com o nome da face correspondente e no formato TXT. Ex. Estante 01, ou Estante 001 se tiver mais de 50 estantes;
Passo 10: Abrir uma pasta com o título Inventário e inserir os arquivos numerados por estantes. O nome de arquivo criado no inventário NÃO pode ser acentuado;
Passo 11: Acessar o Sistema Pergamum, clicar na aba Catalogação e depois em Inventário:
Passo 12: Cadastrar os dados do inventário, menos a data de finalização ou o Sistema não permitirá a leitura dos arquivos em TXT.
Passo 13: Cadastrar as áreas de conhecimento para serem comparadas no inventário. Cadastrar as áreas de conhecimento manualmente;
Passo 14: Acessar a aba Leitura, descarregar todos os arquivos, preencher os dados, inserindo o código de usuário que realizou a leitura, para posteriormente habilitar o comando carregar arquivo.
OBSERVAÇÕES:
Passo 15: Ao terminar de carregar os arquivos, clicar na aba Atualização Final, em Situação e Localização escolher a opção Disponível no acervo e clicar em “Processar”. Será processada uma listagem do que está faltando.
OBS: Não clicar em Excluído, Não Localizado ou outra opção qualquer, pois o Pergamum altera a situação de cada um desses exemplares não encontrados na Leitura e posteriormente não será possível mais pesquisar no Sistema, exceto pelo catálogo topográfico.
Passo 16: Clicar na aba “Relatórios”, clicar no número do inventário e no número do relatório que deseja. Por exemplo, Relatório 7 (Relação de exemplares desaparecidos por ordem de classificação).
OBS: Alguns dos relatórios não funcionam, ficam processando mas não dão resultados.
OBSERVAÇÕES GERAIS: