Educação inclusiva marca debate no câmpus Camboriú

terça-feira, 14 de outubro de 2014

encontro“Direito à educação inclusiva – por uma escola e um mundo para todos” foi o tema principal da 12ª Semana de Ação Mundial, realizada no mês de setembro, no IFC – Câmpus Camboriú. O debate, realizado simultaneamente em mais de 100 países como parte da Campanha Global pela Educação, tem como objetivo promover o respeito à diversidade com a finalidade de erradicar a discriminação.
No mês da Ação Mundial, o IFC Camboriú e a Associação de Surdos de Balneário Camboriú e região (ASBAC) realizaram, no dia 20/09, uma tarde de contato com a língua de sinais e a comunidade surda. Entre palestras e brincadeiras, os participantes discutiram o tema “Acessibilidade” e puderam também conhecer um pouco mais sobre o câmpus Camboriú.
Dentro do mês dedicado à educação inclusiva, o câmpus também recebeu a “Fanfarra Alegria de Viver”, composta por alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Camboriú (Apae). “A fanfarra nos brindou com uma magnífica apresentação que emocionou a todos, fazendo com que a plateia os aplaudissem em pé”, destacou a coordenadora do Núcleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Especiais (Napne), Eliana Maria Fabiano de Almeida.
Conheça a história da Fanfarra Alegria de Viver:
Napae2o ano de 2009 deu-se início mais um grande sonho da APAE de Camboriú: a sua fanfarra; que surgiu para complementar com seriedade e dedicação a função de despertar a capacidade intelectual e alavancar a auto-estima dos alunos através da música.
O projeto deu certo e hoje a fanfarra é uma das marcas mais importantes dessa instituição, pois a mesma consegue demonstrar sentimentos de alegria, superação, emoção e amor pela música. Não foi fácil a trajetória para chegar até aqui, foram tempos de planejamento, discussões e adaptações para que os alunos desenvolvessem da melhor forma possível aquilo que a música traz de melhor para os ouvidos.
A fanfarra Alegria de Viver participa sempre como destaque de vários compromissos e eventos por toda região e de Santa Catarina apresentando-se em algumas cidades como: Itajaí, Balneário Camboriú, Luiz Alves, Navegantes entre outras tantas.
Em novembro de 2012 participou do Festival Regional Nossa Arte, sagrando-se campeã na categoria musical e este ano participou na etapa estadual quando conquistou o vice-campeonato.
(Crédito da história da Fanfarra: Apae/Camboriú)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Camboriú
Rua: Joaquim Garcia, s/c - CEP 88340-055 - Camboriú - SC - Fone: (47) 2104-0800 - E-mail: gabinete.camboriu@ifc.edu.br