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*Atualizado em: 17 de abril de 2020, às 12h01

O que é a extensão?

Processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre o Instituto e a sociedade.

Dimensões da extensão nos Institutos Federais

a) Programa: conjunto de atividades de caráter orgânico-institucional, associadas e integradas para o alcance de objetivos comuns;
b) Projeto tecnológico: atividade de pesquisa e/ou desenvolvimento em parceria com instituições públicas ou privadas, que tenha interface e aplicação tecnológica;
c) Prestação de serviços: consultoria, assessoria, laudo e outros serviços tecnológicos;
d) Evento: atividade eventual de interesse técnico, social, científico, esportivo, artístico e cultural, favorecendo a participação da comunidade externa e/ou interna;
e) Projeto social: atividade transformadora, desenvolvida e/ou aplicada na interação com comunidades e apropriada pelas mesmas, que representem soluções para inclusão social, geração de oportunidades e melhoria das condições de vida;
f) Curso: ação pedagógica de caráter teórico e prático, com critério de avaliação definido e oferta não regular, voltada especialmente para a educação e qualificação profissional;
g) Projeto cultural artístico e esportivo: cursos, eventos, festivais, competições, prática e desenvolvimento, etc;
h) Empreendedorismo: apoio à formação empreendedora através de atividades de capacitação, orientação e acompanhamento;
i) Relação internacional: intercâmbio e acordos de cooperação internacional, como instrumento de melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão;

Diretrizes da extensão no IFC

– Contribuir para o desenvolvimento da sociedade, constituindo um vínculo que estabeleça troca de saberes, conhecimentos e experiências para a constante avaliação e vitalização da pesquisa e do ensino;
– Buscar interação sistematizada do IFC com a comunidade por meio da participação dos servidores nas ações integradas com as administrações públicas, em suas várias instâncias, e com as entidades da sociedade civil;
– Integrar o ensino e a pesquisa às demandas da sociedade, seus interesses e necessidades, estabelecendo mecanismos que interrelacionem o saber acadêmico e o saber popular;
– Incentivar a prática acadêmica que contribua para o desenvolvimento da consciência social, ambiental e política, formando profissionais-cidadãos;
– Participar criticamente de projetos que objetivem o desenvolvimento regional sustentável em todas as suas dimensões;
– Articular políticas públicas que oportunizem o acesso à educação profissional estabelecendo mecanismo de inclusão.