Menu principal
 

*Atualizado em: 14 de setembro de 2021, às 16h17.

     1. O que é estágio?

Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

Estágio obrigatório: é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
Estágio não-obrigatório: é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória.

     2. O que preciso saber para realizar o estágio? R. Confira aqui o que preciso saber em 8 passos: Fluxo e documentos necessários.

     3. Perguntas e Respostas Frequentes: Confira aqui.

     4. Empresas e Instituições conveniadas

Onde confiro as empresas conveniadas? R.  AQUI você vai poder consultar todas as empresas e instituições conveniadas com o IFC. São aproximadamente 1400 parceiros. Caso não encontre, você deverá seguir o fluxo – Celebração de Convênios de Estágios.

Se não encontrares, envie um e-mail com o nome da empresa ou CNPJ ou nome da pessoa física e CPF para: estagios.camboriu@ifc.edu.br

     5. Documentos iniciais para convênio entre o IFC e a Empresa/Pessoa Física/Instituição:

     6. Fluxo – Celebração de Convênios de Estágio

PASSO

SETOR

PROCEDIMENTO

1 Estudante  -Consulta os convênios entre o IFC e instituições concedente do estágio. (consulta aqui)– Caso não haja convênio com as  instituição/empresa que deseja realizar o estágio, entra em contato com  a Coordenação de Extensão,  Estágios  e Egressos do campus para obter orientações quanto ao preenchimento do formulário de solicitação de convênios.
2 Coordenação de Estágio dos Campi – Verifica se há convênio celebrado entre o IFC e a empresa/instituição  na Central de Estágio no SIGAA.– Caso não conste convênio, cadastrar a solicitação de convênio de estágio na Central de Estágio no SIGAA.

* Conferir a relação de documentos necessários para o cadastro de convênio de estágio na Central de Estágio.

3 Coordenação de Relações com o Mundo do Trabalho – PROEX – Analisa os documentos cadastrados na submissão de convênio de estágio.- Registra o convênio de estágio e emite o termo de convênio de estágio.– Envia o termo de convênio ao gabinete para assinatura
4 Gabinete da Reitoria/Protocolo – Coleta de assinatura da  reitora.
5 Coordenação de de Relações com o Mundo do Trabalho – PROEX – Encaminha 02 (duas) vias do termo de convênio para a Coordenação de Extensão, Estágios e Egressos do campus  para coleta de assinaturas.
6 Coordenação de Estágio dos Campi – Envia as 02 (duas) vias do termo de convênio para coleta de assinaturas da parte que representa a concedente.– 1 (uma) via do termo de convênio arquiva-se junto a parte concedente.

– 1 (uma) via do termo de convênio restitui-se à PROEX

7 Coordenação de  Relações com o Mundo do Trabalho PROEX  Ativa o convênio na Central de Estágios – SIGAA e publica no site. (atualização aqui).

     7. Convênios Internacionais

É o desenvolvimento de atividades colaborativas entre o IFC e organizações públicas ou privadas internacionais, com o intuito de expandir as relações acadêmicas e estimular a troca de conhecimentos, considerando critérios de reciprocidade estabelecidos em tratados internacionais.

Deverão ser estabelecidos Acordos/Convênios de Cooperação Internacional somente com organizações de países com os quais o Brasil mantém acordo diplomático.

Informações baseadas na Resolução 045 – Consuper/2015

Acesse aqui para mais informações.

     8. Oportunidade de estágios e empregos você pode encontrar aqui.

Ficou com dúvidas? Entre em contato com a Coordenação de Extensão, Estágios e Egressos:
WhatsApp: (47)2104-0826 ou pelo e-mail: estagios.camboriu@ifc.edu.br

Atendimento presencial de segunda a sexta-feira das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30.