*Atualizado em: 11 de abril de 2023, às 11h19
Fluxo de Processos de Extensão no Campus
Passo |
Setor |
Procedimento |
1 |
Proponente / coordenador (docente ou TAE) |
Elabora proposta para submissão (pode ser programa, projeto, curso, evento ou produto) |
2 |
Proponente/coordenador |
Submete a proposta no módulo SIGAA – Extensão e seleciona o edital que pode ser:
A proposta deve preencher todos os requisitos do edital e ser preenchido conforme as especificações do sistema SIGAA. |
3 |
Chefia imediata do proponente/ |
Autoriza ações de Extensão no sistema SIGAA. |
4 |
Coordenação de Extensão |
Envia para o Comitê de Extensão do campus (no SIGAA vai somente para o coordenador de Extensão, que é o presidente do Comitê). O presidente deverá reunir o Comitê de Extensão para deliberar sobre as propostas e emitir de parecer sobre a validade, relevância social e viabilidade técnica e científica, que deverá ser registrada em ata. |
5 |
Avaliadores ad hoc |
Caso esteja previsto no edital, a proposta de ação de Extensão será enviada para avaliadores ad hoc. |
6 |
Presidente do Comitê de Extensão |
Avaliação final de proposta (Presidente do comitê) no SIGAA |
7 |
Proponente / coordenador |
Colocar o projeto em execução no SIGAA. Enquanto a ação de Extensão estiver em execução, é possível ao coordenador do projeto gerenciar equipes organizadoras, gerenciar participantes, gerenciar inscrições, cadastrar bolsistas e planos de trabalho. |
8 |
Coordenação de Extensão |
Acompanhar a execução das ações de Extensão |
9 |
Proponente / coordenador |
Preencher o relatório parcial da ação de Extensão (no caso de atividades realizadas em período superior a dois meses) |
10 |
Proponente / coordenador |
Preencher o relatório final da ação de Extensão e realizar a prestação de contas conforme estabelecido em edital. |
11 |
Chefia imediata do proponente/coordenador |
Validação do departamento: valida o relatório de ação de Extensão no SIGAA |
12 |
Presidente do Comitê de Extensão |
Analisa e emite o parecer final sobre o relatório no SIGAA. |
13 |
Após a aprovação definitiva da ação de Extensão, o sistema SIGAA disponibilizará os certificados para o coordenador e colaboradores da ação de Extensão, bem como para os participantes, se for o caso. |
Manuais – SIGAA – Módulo Extensão
Caros colegas servidores do IFC!
Os manuais a seguir, devem ser utilizados como guias no momento da submissão de propostas de ações de Extensão. Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail cppa@ifc.edu.br.
IMPORTANTE: Na primeira etapa da submissão da proposta – Dados Gerais da Ação – é necessário informar as Formas de Financiamento.
Selecionar SEMPRE (mesmo que o projeto não tenha previsto o pedido de auxílio financeiro ou bolsas):
- Financiado pelo IFC
- Financiamento PROEX/Campus
- Edital … (selecionar o edital do campus ou Reitoria)
- Financiamento PROEX/Campus
Guias passo a passo:
- Para submissão de projetos, eventos ou ações:
Submeter proposta de ação de extensão
Como preencher carga horária – projetos – módulo Extensão – SIGAA
Etapas da submissão: membros da equipe e equipe executora
- Etapas após a aprovação da ação de Extensão no SIGAA:
Colocar o projeto em execução
Colocar o projeto em execução – Menu Docente
- Tutorial específico para cursos ou eventos:
Submeter proposta para cursos ou eventos
Inserir período de inscrições curso/eventos
Para usuários – Cadastro nos cursos ou eventos de extensão
- Tutorial para chefias imediatas.
Como validar ações ou relatórios de Extensão
Obs: Dúvidas e sugestões sobre os manuais, envie um e-mail para cppa@ifc.edu.br.