*Atualizado em: 13 de dezembro de 2023, às 16h17.

O que são Projetos de Ensino?

Conforme consta no artigo 2º, do regulamento do Projeto de Ensino do Instituto Federal Catarinense, no anexo da Resolução nº 038 – CONSUPER/2017 de 30/11/2017 do Instituto Federal Catarinense (2017),

“Caracterizam-se como Projetos de Ensino o conjunto de ações de ensino e aprendizagem, de trabalho educativo e/ou de intervenção, de atualização ou retomada de conteúdos, de dinamização dos componentes curriculares, bem como da prática profissional, voltados aos discentes dos cursos regulares ofertados pelo IFC, por meio do desenvolvimento de atividades extracurriculares ou complementares, sob orientação de docente e técnico administrativo.”

São exemplos de Projeto de Ensino

“[…] palestras, encontros, oficinas, minicursos, jornadas, workshop, treinamentos esportivos, grupos de estudos, atividades de laboratório, cursos, atualizações, nivelamentos, formações, produção de material didático, entre outros.”

Confira o fluxo dos Projetos de ensino (clique na imagem para ampliá-la):

Se preferir, leia abaixo:

Passo a passo (Projeto de Ensino)

1. O projeto de Ensino deve ser elaborado pelo servidor (Coordenador do Projeto de Ensino) em formulário próprio, de acordo com as orientações do edital de fluxo contínuo que orienta os procedimentos para inscrição, análise, execução, acompanhamento e avaliação dos resultados dos Projetos de Ensino (PE);

2. A análise e aprovação da proposta de projeto de ensino caberá ao (aos)Colegiado(s) de Curso(s) e ao Comitê de Ensino.

3. Primeiramente deve ocorrer a análise da proposta de Projeto de Ensino (PE) na instância do Colegiado de curso (Coordenação de curso, na ausência de Colegiado). Se aprovado, segue para análise do Comitê de Ensino;

4. Depois de aprovado pelo Colegiado de Curso, o Projeto de Ensino será analisado no Comitê de Ensino.

5. Os projetos aprovados serão registrados no Comitê de Ensino e publicados na página do IFC campus Camboriú;

6. O Coordenador do Projeto de Ensino deve protocolar junto ao Comitê de Ensino o relatório parcial quando o período de execução das atividades desenvolvidas tiverem duração superior a 5 meses;

7. O Coordenador do Projeto de Ensino deve protocolar junto ao Comitê de Ensino o relatório final das atividades desenvolvidas (em até 30 dias após o encerramento do Projeto de Ensino); Além dos itens constantes no Relatório Final, o Coordenador deve apresentar o controle de frequência dos alunos com as listas assinadas em cada atividade e elaborar um instrumento de avaliação que deverá ser preenchido pelos alunos atendidos pelo PE, que pode ser questionário, texto, ou outra forma que considerar interessante.

8. Os Projetos de Ensino com o Relatório Final Aprovado terão a emissão dos certificados pelo Registro Acadêmico. Para solicitar os certificados, o Coordenador do Projeto de Ensino, que tiver o seu Relatório Final aprovado, deve encaminhar ao Comitê de Ensino o Formulário de Solicitação de emissão de certificado de Projetos de Ensino devidamente preenchido.

OBSERVAÇÕES

* o Projeto de Ensino deve ser enviado com ao menos 30 dias de antecedência da próxima reunião ordinária do Comitê de Ensino. O cronograma das reuniões ordinárias do Comitê de Ensino está publicado na página do Campus.

* prorrogação, cancelamento e/ou alterações de participantes devem ser comunicados pelo Coordenador do Projeto de Ensino ao Comitê de Ensino.

* nos casos do Coordenador do Projeto deixar de entregar o relatório final no prazo estipulado; ter o seu relatório final indeferido; deixar de entregar justificativa para a não execução do projeto de ensino, até no máximo decorridos 30 dias da previsão de início do curso; ou ter a justificativa para não execução do projeto de ensino indeferida; o proponente e colabores do Projeto de Ensino ficarão impedidos de participar de editais de projeto de ensino do IFC Campus Camboriú, por 2 (dois) anos ou o período em que sua situação permanecer irregular.

LINKS IMPORTANTES

RESOLUÇÃO Nº 038 – CONSUPER/2017 – Dispõe sobre as diretrizes e normas para regulamentação de Projetos de Ensino no Instituto Federal Catarinense.

EDITAL Nº27/2022-GAB/CAMB – Edital de Fluxo Contínuo que disciplina os procedimentos para a inscrição, análise, execução, acompanhamento e avaliação dos resultados dos Projetos de Ensino (PE) no IFC Campus Camboriú